Avicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Criação comercial de peixes em viveiros ou açudes

SÉRIE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

CRIAÇÃO COMERCIAL DE PEIXES EM VIVEIROS OU AÇUDES

Boa Vista SEBRAE em Roraima 2001

Criação comercial de peixes em viveiros ou açudes

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS EM RORAIMA Entidades integrantes do Conselho Deliberativo Estadual Agência de Fomento de Roraima - AFER Associação dasMicro Empresas de Roraima - AMER Banco do Brasil - BB Caixa Econômica Federal - CEF Federação das Associações Comerciais e Industriais de Roraima - FACIR Federação da Agricultura do Estado de Roraima - FAER Federação do Comércio do Estado de Roraima - FECOR Federação das Indústrias do Estado de Roraima - FIER Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE Secretaria Estadual dePlanejamento Indústria e Comércio - SEPLAN Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM Universidade Federal de Roraima - UFRR Presidente do Conselho Deliberativo Estadual Carlos Salustiano de Sousa Coêlho Federação das Indústrias do Estado de Roraima - FIER Diretor Superintendente Armando Freire Ladeira Diretor de Estratégias e Operações Alexandre Alberto Henklain Fonseca Diretor deAtendimento ao Cliente Paulo Roberto Oliveira de Vasconcelos Equipe Técnica do SEBRAE Marcione Soeiro Moraes – Gerente da Unidade de Marketing e Comunicação Helder de Souza Ribeiro – Responsável pela Área de Estudos e Pesquisas Fátima Djenane Ferreira dos Santos – Assistente Técnico/Administrativo Elaboração Técnica Valter Dias Patricio – Engenheiro Agrônomo e Consultor em Piscicultura

8

Criaçãocomercial de peixes em viveiros ou açudes APRESENTAÇÃO A arte de criar e multiplicar peixes, ou melhor, a piscicultura, está em ascensão no país. Mas quem pensa em entrar na atividade comercialmente, precisa de informações técnicas e treinamento adequado. Obter um pescado competitivo e de qualidade é uma questão de sobrevivência. E quem já está no mercado, utilizando métodos ultrapassados precisamodernizar-se urgentemente.

A diretriz básica para o cultivo de peixes em viveiros escavados apresentados neste trabalho, aplicam-se ao cultivo do tambaqui (colossoma macropomum) e também servirá para outros peixes regionais, ou seja, da Bacia Amazônica, alimentação. com algumas pequenas adaptações principalmente quanto à

Neste trabalho trataremos da criação de peixes em duas formasdiferentes, tanques escavados o qual chamaremos de viveiros de barragem e açudes.

9

Criação comercial de peixes em viveiros ou açudes INTRODUÇÃO A piscicultura é um dos ramos da aqüicultura, que se preocupa com o cultivo racional de peixes.

Atualmente, a piscicultura, já bem conhecida, vem despertando interesse de todos, tanto a nível particular quanto governamental, por produzir alimento dealto valor protéico.

Esta atividade é, sem dúvida, a maneira mais econômica de se produzir alimento nobre, de alto valor nutritivo e a baixo custo, uma vez que sua forma de cultivo pode variar bastante, inclusive nas fontes de alimentação.

O peixe, pelo fato de viver na água, apresenta uma série de vantagens para sua criação, dentre as quais se destacam os gastos de pouca energia para amanutenção da temperatura corporal, respiração e locomoção. Daí ser um dos animais que mais aproveita os alimentos ingeridos. Por outro lado, esse mesmo motivo apresenta uma série de dificuldades para o melhor conhecimento de suas necessidades, pois não podemos vê-los sem que os capturemos.

Em decorrência da escassez de pescado nos estoques pesqueiros naturais, o aumento do preço do peixe fez com quea piscicultura surgisse como alternativa técnica e economicamente viável para produção de alimento protéico em curto espaço de tempo.

Para a produção de pescado, o potencial hídrico e a formação topográfica da região viabilizam a implantação de projetos de viveiros escavados e açudes, caminho natural para a piscicultura regional.

Portanto, podemos dizer que a piscicultura, atualmente,...
tracking img