Avicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aqüicultura

Aqüicultura é a produção de organismos com hábitat predominantemente aquático, em cativeiro, em qualquer um de seus estágios de desenvolvimento. A atividade se caracteriza por três componentes: o organismo produzido deve ser aquático, deve existir um manejo para a produção, a criação deve ter um proprietário, ou seja, não é um bem coletivo como são as populações exploradas pelapesca (Rana, 1997). Por outro lado, entende-se por sustentabilidade, o gerenciamento e conservação da base de recursos naturais e a orientação tecnológica e institucional, de modo que assegure a contínua satisfação das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras.

A aqüicultura utiliza recursos naturais, manufaturados e humanos, tais como: terra, água, energia, ração, fertilizantes,equipamentos, mão de obra etc. Portanto, estes devem ser usados de forma racional para que a atividade seja perene e lucrativa. Recentemente, introduziu-se o conceito de "Aqüicultura Sustentável" (ou "Aqüicultura Responsável") para designar a forma desejável de se produzir organismos aquáticos, sem degradar o meio ambiente, com lucro e com benefícios sociais.

A aqüicultura moderna envolve trêscomponentes: a produção lucrativa, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social. Estes são essenciais e indissociáveis para que a atividade seja perene.

Sustentabilidade ambiental

A aqüicultura depende fundamentalmente dos ecossistemas nos quais está inserida. É impossível produzir sem provocar alterações ambientais. No entanto, pode-se reduzir o impacto sobre o meio ambiente aum mínimo indispensável, de modo que não haja redução da biodiversidade, esgotamento ou comprometimento negativo de qualquer recurso natural e alterações significativas na estrutura e funcionamento dos ecossistemas. Esta é uma parte do processo produtivo. Não se pode desenvolver tecnologia visando aumentar a produtividade sem avaliar os impactos ambientais produzidos.

Os impactos ambientaispodem ocorrer durante a fase de implantação de um sistema de cultivo e durante a sua operação. Tomando como exemplo os viveiros escavados, muito usados para o cultivo de peixes e camarões, temos que os principais impactos ambientais durante a fase de instalação do empreendimento são:

- remoção da cobertura vegetal no local de construção dos viveiros;
- remoção de mata ciliar para captação deágua;
- erosão com o carregamento de sedimento para cursos d’água naturais.

Os principais impactos ambientais causados durante a fase de operação dos cultivos são:

- liberação de efluentes ricos em nutrientes (principalmente N e P), causando eutrofização em corpos d’água naturais;
- liberação de efluentes ricos em matéria orgânica e sólidos em suspensão, aumentando a turbidez em corposd’água naturais;
- introdução de espécies exóticas e doenças no ambiente;
- introdução de substâncias tóxicas e drogas bio-acumulativas no ambiente.

A sustentabilidade ambiental dos sistemas de produção pode ser melhorada por meio da implantação das boas práticas de manejo (“BMP – Best Management Practices”). Considerando o exemplo do cultivo em viveiros escavados, temos que as principais práticaspara reduzir o impacto ambiental são:

- construção de viveiros em áreas previamente degradadas;
- construção dos viveiros durante a estação seca;
- redução na taxa de renovação de água ao mínimo indispensável;
- uso de ração balanceada, fornecida de forma controlado para evitar sobras;
- controle rigoroso no programa de adubação dos viveiros para evitar excesso de fertilizantes;
-povoamento dos viveiros com densidade moderada e compatível com a capacidade de carga do ambiente;
- uso dos efluentes como água de irrigação de plantações;
- uso de tanques de decantação, filtros mecânicos e/ou naturais (ex. vegetais), acoplados ao sistema de escoamento dos efluentes;
- liberação de efluentes em corpos de água corrente com capacidade de diluição rápida (nunca em corpos de água...
tracking img