Aves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As aves são animai de muito interesse, pois possui a capacidade de voar. São os únicos animais alem dos mamíferos que apresentam uma temperatura que varia em cerca de 37° C, além de diferentes espécies, cada uma com um som diferente para sua comunicação.
Possuindo uma vasta variação de tamanho em seus componentes, tais como do menor o beija-flor até os maiores como o avestruz eemas.
Também uma grande diferenciação de comportamento, as aves de rapina.

Índice
1. INTRODUÇÃO
2. AVES
3. ADAPTAÇÃO AO VOO
4. REPRODUÇÃO
5. DIGESTÃO E EXCREÇÃO
6. ORGÃOS DOS SENTIDOS
7. CIRCULAÇÃO
8. RESPIRAÇÃO
9. SISTEMA NERVOSO
10. MIGRAÇÃO

AVES

As aves constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírempenas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos.
São animais de sangue quente, isto significa que a temperatura interna do corpo permanece constante, sem ter relação com a temperatura do ambiente.
São reconhecidas aproximadamente 9 000 espécies de aves no mundo.
As aves variam muito em seu tamanho, dos minúsculos beija-flores a espécies de grande portecomo a avestruz e a ema. Note que todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros. Os pássaros estão incluídos na ordem Passeriformes, constituindo a ordem mais rica, ou seja, com maior número de espécies dentro do grupo das aves.
Enquanto a maioria das aves se caracteriza pelo vôo, as ratitas não podem voar ou apresentam vôo limitado, uma característica considerada secundária, ouseja, adquirida por espécies "novas" a partir de ancestrais que conseguiam voar. Muitas outras espécies, particularmente as insulares, também perderam essa habilidade. As espécies não-voadoras incluem o pinguim, avestruz, quivi, e o extinto dodo. Aves não-voadoras são especialmente vulneráveis à extinção por conta da ação antrópica direta ou indireta.

Adaptações ao voo
No seu caminhoevolutivo, as aves adquiriram várias características essenciais que permitiram o voo ao animal. Entre estas podemos citar:
1. Endotérmica
2. Desenvolvimento das penas
3. Desenvolvimento de ossos pneumatizados
4. Perda atrofia ou fusão de ossos e órgãos
5. Desenvolvimento de um sistema de sacos aéreos
6. Postura de ovos
7. Presença de quilha, expansão do osso esterno, na qual se prendem os músculosque movimentam as asas
8. Ausência de bexiga urinária
9. Ausência de dentes
10. Corpo leve e aerodinâmico
As penas, consideradas como diagnóstico das aves atuais, estão presentes em outros grupos de dinossauros, entre eles o próprioTyrannosaurus rex. Estudos apontam que a origem das penas se deu a partir de modificações das escamas dos répteis, tornando-se cada vez mais diferenciadas,complexas e, posteriormente, vieram a possibilitar os voos planado e batido. Acredita-se que as penas teriam sido preservadas na evolução por seu valor adaptativo, ao auxiliar no controle térmico dos dinossauros – uma hipótese que aponta para o surgimento da endotérmica já em grupos mais basais de Dinosauria (com relação às aves) e paralelamente com a aquisição da mesma característica por répteisSinapsida, que deram origem aos mamíferos.
Os ossos pneumáticos também são encontrados em outros grupos de répteis. Apesar de serem ocos (sendo um termo melhor "não-maciços"), os ossos das aves são muito resistentes, pois preservam um sistema de trabéculas ósseas arranjadas piramidalmente em seu interior.
Com relação a características ósseas relacionadas à adaptação ao voo, podemos citar:
 Diminuiçãodo crânio, sendo este composto por ossos completamente fusionados no estágio adulto;
 Rostrum (mandíbula + maxilar) leve, podendo ser "oco" (p. ex. em tucanos, Ramphastidae) e coberto por uma camada córnea, a ranfoteca;
 Forame magno direcionado posteriormente, facilitando a posição "horizontal" da ave (quando em voo);
 Diminuição do número de vértebras, em especial no sinsacrum (fusão de...
tracking img