Aves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Pág.
Introdução 1
Características gerais das aves 2 e 3
Estrutura e fisiologia das aves 3 e 4Adaptação ao Vôo 4 e 5
Características Físicas das Aves 5 e 6
Sobre as aves de rapina 6
Classificação das Aves7 e 8
Classificação de algumas aves CARINATAS 8 e 9
Ordens das RATITAS e exemplos 9
Características exclusivas 10
Características evolutivas 10 e 11Semelhanças entre aves e répteis atuais 11
Imagens 12 a 15
Conclusão 16

Introdução

As aves fazem parte da imensa diversidade biológica de nossoplaneta. Belas e inspiradoras, as aves têm valor econômico, cultural, étnico e espiritual para muitos povos em todo o mundo. São também um excelente indicador da qualidade de nosso meio ambiente.
As aves originaram-se a partir dos répteis, o que fica evidenciado através das escamas que recobrem as pernas, do crânio com um côndilo occipital, dos mesmos anexos embrionários e daexcreção do ácido úrico.
Neste trabalho tópicos como: características gerais, físicas, evolutivas e exclusivas; classificações; adaptações ao vôo e fisiologia, dessa classe que possui aproximadamente 9600 espécies, serão explorados.

Aves
Características Gerais das Aves:
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
As aves são vertebrados que descendemdos répteis e após passarem por um período evolutivo complicado, atualmente possuem as seguintes características:
São vertebrados, bípedes (pela transformação dos membros anteriores em asas), craniados,amniotas, alantoidianos, deuterostômios, celomados e homeotérmicos; Grupo composto por aproximadamente 9600 espécies (2º grupo mais numeroso dos vertebrados);
Tamanhos e formas bastantediversas:
Peso desde 2 g (beija‐flor) até 150 Kg (avestruz);
Metabolismo alto (esforço muscular intenso).
Apresentam diafragma incompleto. A respiração é pulmonar. Os pulmões das aves consiste em finíssimos tubos, chamados parabronquíolos, apresentam-se bastante vascularizados (ricos em vasos sangüíneos) para as trocas gasosas. Possuem um "órgão do canto" chamado siringe, que se situa na traquéiaou nos brônquios. A siringe é mais desenvolvida nos machos, pois o canto deles serve para atrair as suas fêmeas e para delimitar os territórios.
Presença de sacos aéreos: os sacos aéreos aumentam a eficiência da renovação do ar presente nos pulmões, garantindo uma oferta de oxigênio elevada, compatível com uma atividade tão dispendiosa em termos energéticos como o voo;
Sistema digestivocompleto (com pâncreas, fígado e vesícula biliar). O tubo digestivo tem como particularidades: o bico sem dentes, o papo, a moela e termina na cloaca. O alimento é temporariamente armazenado e umedecido no grande papo, situado após o esôfago. Em algumas formas, carrega alimento para os filhotes, que captam material regurgitado ou introduzem a cabeça na garganta dos pais. Os rins são metanefricos,...
tracking img