Avarias em ferramentas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Taubaté Departamento de Engenharia Mecânica

Desgaste é a perda contínua e microscópica de partículas da ferramenta devido a ação continua de corte. Além dos desgastes, diversas outras ocorrências aparecem na ferramenta em uso, como será visto. Todas essas outras ocorrências são denominadas de Avarias. Avarias

As trincas de origem mecânica podem ocorrer devido aos choquesmecânicos,ocorridos durante a entrada ou saída da aresta de corte na peça. As trincas de origem mecânicas, ao contrário da trincas térmicas que se propagam perpendicular à aresta de corte, se propagam paralelas à aresta de corte. As trincas mecânicas ao se propagarem podem se interagir com as trincas térmicas e levar ao aparecimento de lascas.

A variação da temperatura na vida de umaferramenta de corte e muito importante, com a variação cíclica de temperatura ocasiona uma variação cíclica de tensão a qual provoca formação de sulcos em forma de pente na aresta de corte da ferramenta. Estes sulcos, tecnicamente denominados trincas de origem térmica, são de enorme importância no que diz respeito aos mecanismos de desgaste da ferramenta de corte.

Quando as condições de corte sãoabusivas a ferramenta poderá sofrer lascamento ou quebra no primeiro ciclo ou giro. Caso a ferramenta seja corretamente especificada ela terá tenacidade suficiente para evitar sua quebra imediata. Mesmo possuindo tenacidade suficiente para evitar sua quebra imediata, a ferramenta de corte, estará sujeita a um carregamento repetitivo, que poderá gerar trincas, por fadigas mecânicas.

Os lascamentosexcessivos de ferramentas de metal duro usadas no fresamento ocorre devido à existência de problemas durante a saída da aresta de corte da peça. Quando a ferramenta se aproxima da saída da peça ocorre uma rotação no plano de cisalhamento primário, tornando-o negativo, ocorrendo o fenômeno conhecido com formação do pé (foot forming). Isto faz com que as até então elevadas tensões de compressãoatuantes na região de corte passem a atuar como tensões de tração, levando à formação de trincas nas arestas cortantes

É um tipo de avaria da ferramenta, resultante da quebra de pequenos fragmentos do gume durante a operação de corte. Ocorrem por exceder o limite de resistência do material utilizado da ferramenta em áreas localizadas devido a vibrações, variações micro estruturais na peça ou aquebra do gume postiço. Forças de corte excessivas muitas vezes levam a micro e/ou macro lascamentos do gume ou da quina, principalmente quando os ângulos de cunha ou de quina da ferramenta são muito pequenos .

Ocorre quando o material da ferramenta amolece devido às altas temperaturas, e escoa sujeitado pelas forças de usinagem. Estas deformações plásticas também ocorrem em metais-duros eSermets, entretanto sob maiores temperaturas e esforços do que nas ferramentas de aço rápido e aço ferramenta. Metais-duros tendem a maiores deformações quanto maior for o teor de ligante, especialmente cobalto.

É o tipo de avaria causada pela variação de esforços mecânicos. Quando as trincas tem origem térmicas elas acontecem perpendicularmente à aresta de corte, e quando tem origem mecânica sãoparalelas a aresta de corte. O crescimento das trincas leva a quebra da ferramenta.

Todos os desgastes e avarias podem, ao crescerem, gerar quebra da ferramenta, porém, em algumas ocasiões a quebra pode ocorrer inesperadamente, principalmente devido a fatores tais como ferramenta muito dura, carga excessiva sobre a ferramenta, corte interrompido entre outros. A quebra da ferramenta ocasionanão somente estragos na ferramenta mas também no portaferramenta e na própria peça.

Ocorre na superfície de Folga da ferramenta, causado pelo contato entre ferramenta e peça. É o tipo de desgaste mais comum. Em algumas ocasiões, também ocorre a formação dos desgastes sempre nos dois extremos de contato entre a superfície de folga da ferramenta e a peça, que são também chamados de desgaste de...
tracking img