AVALIAÇÃO DO EXERCÍCIO DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM DROGARIAS NO MUNICÍPIO DE SINOP-MT

3586 palavras 15 páginas
AVALIAÇÃO DO EXERCÍCIO DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM DROGARIAS NO MUNICÍPIO DE SINOP-MT

VÂNIA RAQUEL KLEIN
FACISAS – FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE SINOP - CAMPUS AEROPORTO CURSO DE FARMÁCIA
ESTRADA NANCI, KM 1 NUMERO 900, BAIRRO EUNICE; CEP: 78550-970, SINOP – MT, BRASIL
VANIA_NSH@HOTMAIL.COM

INTRODUÇÃO

A atenção farmacêutica (AF) é o componente da prática profissional onde o farmacêutico interage diretamente com o paciente, para atender suas necessidades relacionadas aos medicamentos (PERETTA & CICCIA, 1998). Nesse sentido, o farmacêutico precisa estar bem preparado, não apenas para orientar pacientes que se dirigem à farmácia e drogarias para adquirir medicamentos, mas também para prestar informações de saúde, que ajudem a prevenir doenças ou estimular a realização de exames periódicos para a detecção precoce de enfermidades (PETTY, 2003).
No Brasil, o aumento das demandas na área de saúde, tem evidenciado a necessidade de que se estabeleça uma política de medicamentos em que o farmacêutico deve ser o elemento essencial na promoção da saúde e do uso racional da farmacoterapia. Alguns estabelecimentos farmacêuticos privados, percebendo esta demanda, têm substituído progressivamente a prática tradicional de dispensação de medicamentos, ou seja, a simples entrega do produto, pela prestação de serviços que incorporam, através da Atenção Farmacêutica, um diferencial competitivo no mercado.
Para Lyra Júnior et al. (2000), o termo Atenção Farmacêutica significa o processo pelo qual o farmacêutico atua com os outros profissionais da saúde e com o paciente na planificação, implementação e monitorização farmacoterapêutica. O aconselhamento ao paciente é um dos instrumentos essenciais para a realização da AF, sendo imprescindível o desenvolvimento das habilidades de comunicação, para assegurar a boa relação farmacêutico – usuário.
Atualmente, as tarefas burocráticas das farmácias e drogarias requerem muito tempo dos

Relacionados