Avalia O Do 1 Bimestreneja 1 01

779 palavras 4 páginas
Avaliação do 1º Bimestre – Turma M101- NEJA
NOTAS

TESTE/ TRAB

Disciplina: Língua Portuguesa
Professor:
Data:______/______/2015
QUALITATIVO

Aluno (a):
PROVA

IMPORTANTE: Esta avaliação é um documento da sua vida escolar. Preencha o cabeçalho, leia a avaliação antes de resolvê-la e faça-a com atenção, sem rasuras, utilizando somente caneta esferográfica azul ou preta. Boa Avaliação!
TOTAL

1. (ENEM 2006):

No romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o vaqueiro Fabiano encontra-se com o patrão para receber o salário. Eis parte da cena:

Não se conformou: devia haver engano. (…) Com certeza havia um erro no papel do branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria? O patrão zangou-se, repeliu a insolência, achou bom que o vaqueiro fosse procurar serviço noutra fazenda. Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. Não era preciso barulho não.
(Graciliano Ramos. Vidas Secas. 91. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.)

No fragmento transcrito, o padrão formal da linguagem convive com marcas de regionalismo e de coloquialismo no vocabulário. Pertence à variedade do padrão formal da linguagem o seguinte trecho:

A) “Não se conformou: devia haver engano”.
B) “e Fabiano perdeu os estribos”.
C) “Passar a vida inteira assim no toco”.
D) “entregando o que era dele de mão beijada!”.
E) “Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou”.

2. Analise, com atenção, este anúncio publicitário e, em seguida, responda à questão que se segue:

Esta placa é uma oferta de serviços. Retire do texto as palavras que correspondem aos desvios da norma culta da língua portuguesa nos itens A a D e escreva-as nas linhas abaixo.

(A) A troca da consoante “c” pela consoante “k” =

Relacionados