Auxilio creche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GISLAINE FERREIRA DOS SANTOS – R.A. 910109725
KATARINE DO PRADO SILVA – R.A. 910111925
LUIS GUSTAVO SANTOS – R.A. 910110528
MARIA ARLETE SILVA OLIVEIRA - R.A. 910121448
MARIANE NUNES DA COSTA ZAGO - R.A. 910108344

AUXÍLIO CRECHE E REEMBOLSO DE MEDICAMENTOS

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO – 2011

SUMÁRIOINTRODUÇÃO..............................................................01

AUXÍLIO CRECHE...................................................... 02

REEMBOLSO DE MEDICAMENTOS........................04

CONCLUSÃO...............................................................06

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar formas diferenciadas de benefícios que podem ser concedidos aos funcionários, onde ambospossuem como objetivo principal visar o bem estar e saúde de seus colaboradores.

O auxílio creche e o reembolso de farmácia, são meios que as empresas utilizam para atrair e manter cada vez mais atrativos os benefícios que ela pode fornecer aos colaboradores, sendo uma forma de reter e manter talentos dentro da organização.

AUXÍLIO CRECHE[pic]

Toda empresa que tiver um quadro de mais de 30(trinta) mulheres, com idade acima de 16 (dezesseis) anos, segundo a portaria 3296/86 do Ministério do trabalho deverá disponibilizar na própria empresa uma creche/berçário, ou poderá reembolsá-la com o chamado auxílio-creche ou convênio-creche, durante o período de amamentação.

A primeira opção não é muito bemaceita nas empresas, pois os custos são muito altos para as empresas, além da responsabilidade de eventuais riscos que as crianças possam se submeter, a empresa terá que disponibilizar um local com bons estados físico e profissionais qualificados para cuidar das crianças.

Segundo art. 400 da CLT, “Os locais destinados à guarda dos filhos das empregadas durante o período de amamentaçãodeverão possuir, no mínimo, um berçário, uma saleta de amamentação, uma cozinha dietética e uma instalação sanitária”.

Já o pagamento do auxílio-creche ou convênio-creche é uma das opções mais utilizadas sendo que a empresa fica responsável por reembolsar integramente as despesas que a mãe tiver com o pagamento da creche.

O pagamento deve ser feito até o terceiro dia útil da entregado comprovante das despesas, ou regularmente depositado na conta da funcionária juntamente com o pagamento da remuneração. O valor máximo deste auxílio geralmente é estabelecido por convenções e acordos coletivos.

Existe também uma terceira opção que é a chamada creche externa onde a empresa pode realizar convênios com creches distritais mantidas pela prefeitura ou estado como SESI, SESC ouLBA ou de entidades sindicais segundo o (art. 397 da CLT). Nesta opção a empresa deverá seguir a lei liberando sua funcionária por uma hora ou dois intervalos de meia hora cada para amamentar seu bebê nestas instituições.

Muitas empresas oferecem este benefício, como uma forma estratégica de reduzir o número de faltas que ocorrem devido pais não terem com quem deixar seus filhos parapoderem trabalhar, ou por apresentarem no seu trabalho baixa produtividade e qualidade por preocupações com seus filhos.
Com este auxílio os pais ficam mais tranqüilos podendo assim realizar seu trabalho com mais eficiência, e conseqüentemente ajudando a empresa a alcançarem seus objetivos e metas, o que influenciará no resultado e progresso da empresa de um modo geral.

Além de ser umbenefício atrativo, que tem uma grande influência motivadora nos seus colaboradores, pois mostra que a empresa se preocupa não somente com lucros e resultados e sim com as pessoas que nela realizam seu trabalho.

O auxilio creche também pode ser um benefício atrativo para novos talentos para a empresa, ajudando no processo de Recrutamento e seleção, pois os candidatos também estão mais...
tracking img