Autoestima e os impactos na vida profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A autoestima pode ser definida como um sentimento ou uma condição sentimental temporária sobre nós mesmos, ou seja, uma avaliação que determinado indivíduo faz sobre si próprio, sendo essa avaliaçãopositiva (autoestima) ou negativa (baixa estima).
Atrelados à autoestima podemos citar também autoconhecimento, autoimagem, autoaceitação e autoconfiança. Ao saber lidar com esses sentimentos,possuindo-os em equilíbrio, as dificuldades corriqueiras pessoais e profissionais, se tornarão muito mais simples de solucionar.
Direcionando a autoestima à vida profissional, comumente pode-se perceberque a autoestima é tão importante quanto as experiências e habilidades profissionais. É necessário que o profissional se autoconheça, dessa forma ele pode realizar suas atividades profissionais sem medode fracassar errar e fraquejar. Eventualmente isso irá acontecer e é justamente nesse momento que os profissionais com autoconhecimento e autoestima em equilíbrio se sobressairão, pois elesvisualizam, mesmo no fracasso, uma nova maneira de alcançar o êxito, afinal conhecem sua capacidade e sabem como lidar com os erros no percurso em busca de seus objetivos.
Dessa forma podemos concluir que,atualmente, cultivar uma boa autoestima é essencial para que possamos alcançar nossos objetivos. Não há uma formula mágica para aumentar a autoestima, porém algumas atitudes cotidianas, se mudadas,podem nos auxiliar nesse processo de transformação. Não devemos deixar outras pessoas responsáveis por nossas decisões, sejam elas pessoais ou profissionais, isso cabe a cada um. Devemos acreditar cadadia mais em nós mesmos e ir à luta. Exercitar o autoconhecimento, pois se cada um conhecer bem a si próprio saberá onde deve melhorar e assim facilitará o aumento da autoestima.

ReferênciaBibliográfica:
BRANDEN, Nathanael. Autoestima. Como aprender a gostar de si mesmo.38 ed.São Paulo.Saraiva,2001
SAEE, Equipe. Autoestima no mercado de trabalho. Disponível em : . Acesso em 28 de março de...
tracking img