Auto imune

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ – CCS

Wesley Silva

SISTEMA IMUNOLÓGICO





JACAREZINHO – PR
2013
SISTEMA IMUNOLÓGICO

O sistema imunológico é constituído por uma complexa rede de células e moléculas dispersas por todo o organismo e se caracteriza biologicamente pela capacidade de reconhecer especificamente determinadasestruturas moleculares ou antígenos e desenvolver uma resposta efetora diante destes estímulos, provocando a sua destruição ou inativação (GUYTON, 2006; ZALPOUR, 2005). Portanto, representa um sistema eficaz de defesa contra microrganismos que penetrem no organismo ou contra a transformação maligna de células. Esta função de defesa é essencial contra o desenvolvimento de infecções e tumores. Estacapacidade de defesa do sistema imunológico se fundamenta na ativação das células efetoras – que incluem os linfócitos e as apresentadoras de antígenos ou acessórias – e na produção de anticorpos (GUYTON, 2006; ZALPOUR, 2005; MARTHO, 1998).
Segundo Martho (1998), o sistema imunitário é comparável a um sofisticado exército de defesa. Seus soldados são células altamente especializadas, que atacam osinvasores tanto na luta corpo-a-corpo como com poderosas armas químicas. Compreender melhor nosso sistema de defesa será de fundamental importância no futuro, e poderá trazer cura para inúmeras doenças e melhoria para a qualidade da vida humana.

Mecanismos de defesa específicos: imunidade
Nosso organismo é capaz de distingüir seus próprios componentes de moléculas estranhas que eventualmentepenetrem no corpo. Essa distinção é fundamental para que o sistema de defesa não ataque o próprio organismo, como ocorre, por motivos ainda pouco conhecidos, em certas doenças denominadas autoimunes (como o lúpus eritematoso sistêmico e a artrite reumatóide) (GUYTON, 2006; ZALPOUR, 2005; MARTHO, 1998).
Depois de um primeiro contato com determinado tipo de agente infeccioso, o organismo “memoriza” suascaracterísticas químicas, de tal maneira que, em um próximo contato, o agente infeccioso é rapidamente identificado e destruído. Assim, adquirimos imunidade contra aquele agente específico (GUYTON, 2006; ZALPOUR, 2005; MARTHO, 1998).
A identificação e a posterior eliminação de agentes estranhos ao corpo é exercida pelo sistema imunitário, constituído basicamente pelos glóbulos brancos do sanguee pelos órgãos que os produzem: medula óssea, baço, timo e nódulos linfáticos, entre outros (GUYTON, 2006; ZALPOUR, 2005; MARTHO, 1998).
No caso, a geração inadequada destas respostas efetoras pode produzir efeitos deletérios para o organismo, provocando reações inflamatórias e dano orgânico em maior ou menor intensidade (FARIA, 2003).
Anatomicamente, é constituído por dois sistemas: monocítico– macrofágico ou fagocítico mononuclear; e linfocítico ou linfocitário – daí ser referido como sistema linfocítico-macrofágico. Anteriormente, o sistema monocítico-macrofágico era conhecido como sistema reticuloendotelial (SRE) (DIAS, SCHNEIDER, 200?).
O sistema monocítico-macrofágico atua com uma constante vigília para o hospedeiro. Diante de agentes estranhos, principalmente microrganismosintracelulares e células neoplásicas, as células deste sistema realizam quimiotaxia, fagocitose e sintetizam citocinas (FARIA, 2003). O sistema monocítico-macrofágico tem, ainda, grande importância por promover a apresentação de antígenos ao sistema linfocítico, sendo que muitas das células linfocíticas só são ativadas mediante esta apresentação antigênica (LOWE e STEVENS, 2002; KUMAR E COLLINGS, 2000).Entre as funções do sistema linfocítico, destacam-se a vigilância, uma defesa específica mediada por mecanismos complexos e a produção de citocinas. É peculiar a este sistema uma memória imunológica para o agente agressor, que pode perdurar por vários anos (BOYD, 1954; FARIA, 2003).
A defesa processa-se por uma reação inflamatória, cujos elementos atuantes são fundamentalmente os mesmos...
tracking img