Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
.

Questões para responder:

1- Como é o nome dessa associação?

Essa associação chama-se ABRAPSO- Associação Brasileira de Psicologia Social.

2- Explique de acordo com o texto, comosurgiu essa associação e porque ela se destacou entre as demais ciências?

Essa associação surgiu no Brasil em 1980, através da mão de alguns pesquisadores, dentre tantos outros, Silvia Lane. OndeLane e Codo organizaram em 1984 a obra de marco da ruptura da psicologia social brasileira: Psicologia social: “o homem em movimento”. Pois em quase toda a América Latina, nas décadas de 1960 e 1970, apsicologia social havia surgido de uma forma importada dos EUA.
Mas tal posicionamento colonialista, em que as importações desenfreadas de posturas teóricas estavam muito presente, fez com quealguns psicólogos sociais latino-americanos, no fim da década de 1970, constatassem o período que se chamou “a crise da psicologia social”, ou a “crise da referência”.
Essa crise tomou tamanhaproporção, que se tornou assunto nos Congressos da Sociedade Interamericana de Psicologia. E como pontos principais da crise da psicologia social estavam à dependência teórico-metodológica, principalmente dosEUA, a descontextualização dos temas abordados, a simplificação e superficialidade das análises destes temas, a individualização do social na psicologia social, assim como a não preocupação política comas relações sociais no país e na América Latina em decorrência das teorias importadas. Surge então a ALAPSO- Associação Latino-Americana de Psicologia Social, e daí, vários psicólogos experimentaiscomo exemplo, Aroldo Rodrigues e J.Varela, levam a ALAPSO ao extremo da psicologia social norte-americana, onde em toda a America Latina começa um movimento de rechaço à Alapso e várias associaçõescomeçam a surgir, assim como no Brasil, com o intuito de uma nova proposta de psicologia social. A discussão era como extrair entidades psicológicas de fenômenos sociais, pois o materialismo...
tracking img