Auto conheccimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos:

Ao final do projeto os alunos deverão ser capazes de:
Conhecer a historia da sua vida, do seu nome, dos membros da sua família.
Identificar seu nome.
Familiarizar-se coma imagem do seu próprio rosto e compreender os órgãos do sentido.
Integração das crianças através de atividades coletivas promovendo a socialização.
Fazer o aluno reconhecer a existência dediferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas, de gênero) como em outras culturas (comunidades indígenas, por exemplo).

Embasamento teóricoNas indicações de Lucy Almeida, professora da disciplina “Alfabetização e letramento", relata a importância de trabalhar o reconhecimento do nome da criança e sendo uma forma também das crianças sesocializarem. E com a disciplina “Jogos e Brinquedos na Infância” com a professora Eliana Delchiaro adquiriu-se a importância de o lúdico no ensinar. Segundo Kishimoto (2002) “O jogo visto comorecreação, mesmo que seja desde os tempos passados, aparecem como relaxamento necessário às atividades que exigem esforço físico." Por tanto propomos a realização de um trabalho de identidade de cada criança,na sala de aula e com a interação de sua família em casa.

Percurso metodológico
Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas, no espelho, do rosto, doscabelos, das partes do corpo.

Estabelecer observações em grupos acerca das diferenças e semelhanças entre os demais colegas, buscando construir o conceito do eu e do outro.Fazer um desenho de rosto, incentivando a criança a reproduzir a sua autoimagem; para isso, disponibilizar a ela diversos materiais como lápis de cor e tinta.


História do Nome
Cada criançapesquisará em casa com os familiares a história do seu nome, a história da família.
Na roda de conversa contará para os colegas o porquê tem esse nome e a história da sua família.
A professora...
tracking img