Autismo e suas teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTISMO E SUA TEORIAS

RESUMO

O autismo é descrito como uma síndrome comportamental com causas múltiplas, decorrente de um distúrbio de desenvolvimento. É caracterizado pela inabilidade para se relacionar com o outro, usualmente combinado com déficit de linguagem e alterações de comportamento. As causas para o autismo são desconhecidas, várias teorias tentam explicá-las, mas nenhuma delassão concretas. Esta monografia fornece uma visão geral sobre o autismo, abordando seus aspectos gerais, discutindo as teorias existentes, ressaltando a importância do diagnóstico precoce, de novos tratamentos, tornando-se um estudo claro, objetivo e útil para maior compreensão da doença.

Palavras-Chave: Autismo, aspectos gerais, teorias, diagnósticos, tratamento.

ABSTRACT

Autism is describedas a behavioral syndrome with multiple causes, resulting from a disorder of development. It is characterized by the inability to deal with the other, usually combined with lack of language and changes in behavior. The causes for autism are unknown, several theories attempt to explain them, but none of them are concrete. This paper provides an overview of autism, approaching its general aspects,discussing the existing theories, emphasizing the importance of early diagnosis, new treatments, a study becoming clear, objective and useful for better understanding of the disease.

Keywords: Autism, general aspects, theories, diagnosis, treatment.










INTRODUÇÃO

O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há seis décadas, massobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder. Em outras palavras, não existe uma etiologia básica fundamental para todos os casos de autismo. Estudos demonstram, indiscutivelmente, que fatores biológicos estão implicados na etiologia do transtorno autista, embora não tenha sido ainda identificado um marcador biológicoespecífico. Atualmente, sabe-se que o autismo não pode ser causado por fatores emocionais e/ou psicológicos. Estudos sugerem que não há um dano físico no Sistema Nervoso Central que desempenhe um papel primário na etiologia do autismo. Os fatores genéticos aparecem substancialmente na etiologia do autismo. Diversas linhas de investigação sugerem que determinantes ambientais também desempenham um papel gênesedo autismo. As evidências apontam para a multicausalidade.
Há 20 anos, quando surgiu a primeira associação para o autismo no país(AMA), o autismo era conhecido por um grupo muito pequeno de pessoas, entre elas poucos médicos, alguns profissionais da área de saúde e alguns pais que haviam sido surpreendidos com o diagnóstico de autismo para seus filhos. Atualmente, embora o autismoseja bem mais conhecido, tendo inclusive sido tema de diversos filmes de sucesso, ele ainda surpreende pela diversidade de características que pode apresentar e pelo fato de, na maioria das vezes, a criança autista ter uma aparência totalmente normal. O autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracterizasempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.
A gravidade do autismo oscila bastante, porque as causas, não sendo as mesmas, podem produzir significativas diferenças individuais no quadro clínico. Desta forma, o tratamento e o prognóstico variam de caso a caso. Não existe medicação e nem tratamento específicos para o transtorno autista. Oquadro de autismo não é estático, alguns sintomas modificam-se, outros podem amenizar-se e vir a desaparecer, porém outras características poderão surgir com a evolução do indivíduo.
Considerando-se o autismo como uma patologia que carrega um "estigma" forte e traz consigo discriminação, é que foi estruturado o presente trabalho, visando apresentar as características do autismo, como suas...
tracking img