Aulas pf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Bloco

I. II. III. I. II. III. IV. V.

Definição; As Características da Correspondência Oficial; Impessoalidade. Continuação de Impessoalidade; Uso do Padrão Culto da Linguagem; Clareza; Concisão; Formalidade E Uniformidade.

2º Bloco

3º Bloco

I. II.

Os Vocativos e Pronomes de Tratamento Mais Utilizados; Os Fechos Adequados Para Cada Correspondência.

4º Bloco

I. II. III.IV. V.

Normas Gerais de Elaboração para Documentos Oficiais; Destaques; Siglas e Acrônimos; Enumerações; Grafia de Numerais.

5º Bloco

I.

Exercícios Relativos ao Encontro.

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, semautorização do Alfa Concursos Públicos Online.

I.

DEFINIÇÃO

A redação oficial é o meio pelo qual se estabelecem as relações de serviço na administração pública. Para que haja eficiência nas comunicações desse caráter, faz-se necessário observar algumas regras padronizadas pela tradição. Muito contrariamente ao que se diz, a redação oficial está longe de ser algo embotado, emdescontinuidade com a língua e desvinculada do processo vivo da linguagem. O rigor adotado pela estrutura e pelas formas de tratamento da redação de expediente serve para garantir que não ocorram ambiguidades, ruídos comunicativos e outros problemas que, a longo prazo, poderiam prejudicar as relações de serviço na administração pública. Em nosso programa de estudo, focalizaremos, na primeira parte, ascaracterísticas da correspondência oficial para que se possa entender como o texto deve ser escrito e estruturado, bem como os vocativos, pronomes de tratamento e fechos correspondentes às autoridades que redigem e recebem as comunicações. O propósito da presente divisão é em razão de, estatisticamente, a maior parte das questões de concurso público relacionadas ao tema de redação de expediente visaremos temas mencionados. A partir do primeiro encontro, tudo já ficará mais fácil para o concursando. Ao concursando que, pela primeira vez, está estudando o presente conteúdo, desejo fé, força e persistência, para que você não desanime pensando que possa ser difícil ou mesmo moroso o aprendizado. Estudaremos juntos, objetivando a melhor maneira de se aprender a linguagem correta, própria às redaçõesde expediente. Trabalharemos o conteúdo básico, mas com muita responsabilidade. FORÇA GUERREIRO! II. AS CARACTERÍSTICAS DA CORRESPONDÊNCIA OFICIAL

Em qualquer comunicação, oficial ou não, o propósito básico é um só: a transmissão de algum tipo de mensagem. Para que a transmissão em foco ocorra, deve-se primar pela linguagem adequada ao contexto comunicativo. Em uma circunstância deinformalidade, o registro linguístico é identificado como menos rigoroso, ou seja, não há preocupação grande com a correção gramatical, com a precisão da mensagem etc. Já, em uma situação comunicativa de maior tensão, ou seja, que exige maior formalidade, o registro do padrão culto da língua é exigido, a fim de que a mensagem seja clara e objetivamente transmitida. A comunicação oficial necessita,sobremaneira, de precisão e clareza comunicativa, entendida, portanto, como situação linguística de maior tensão. Logo, adotam-se alguns princípios para a sua constituição, os quais estudaremos a partir de agora.

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação,inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

III.

IMPESSOALIDADE

A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que a comunicação ocorra, são necessários os elementos do ato comunicativo:

Ou seja: a) alguém que comunique (emissor); b) algo a ser comunicado (mensagem); c) alguém que receba essa comunicação (receptor).

I....
tracking img