Aula pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução.................................................................... 03
Objetivos....................................................................... 03
Materiais e métodos..................................................... 04
Resultados e discussão................................................. 04Conclusão...................................................................... 06
Bibliografia................................................................... 06

INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende apresentar-se uma análise dos resultados obtidos, durante as aulas praticas de laboratório, constituindo-se como objetivo avaliar e apresentar metodologias de aprendizado em laboratório, para isso estudaremos algumas reaçõescaracterísticas com aminoácidos na precipitação de proteínas sendo esse o primeiro assunto deste relatório e também analisaremos fatores que interferem nas reações enzimáticas.
As proteínas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas. Elas ocorrem em todas as células e em todas as partes destas. As proteínas também ocorrem em grande variedade, milhares e diferentes tipos, desdepeptídeos de tamanho relativamente pequeno até enormes polímeros com pesos moleculares na faixa de milhões, podem ser encontrados em uma única célula.
As proteínas também exibem uma grande diversidade de funções biológicas; são os instrumentos moleculares por meio dos quais a informação genética é expressa. Importante, portanto, o estudo prático das proteínas.
Para visualizar-se a caracterizaçãode proteínas, utilizou-se a Reação de Heller ou Xantoprotéica, a Reação de Sulfidrilos e a Reação de Biureto.
A Relação de Heller ou Xantoprotéica caracteriza aminoácidos com grupo R aromático. O ácido nítrico (HSO3) reage com os aminoácidos fenilalanina, triptofano ou tirosina, formando compostos nitro ou nitrosos de cor amarela; a Reação de Sulfidrilo é usada na caracterização do aminoácidocisteína e a Reação de Biureto também caracteriza proteínas. O Reativo de Biureto contem Cu 2+, liga-se com os grupos (-NH) das ligações peptídicas.

OBJETIVOS

Observar, anotar e interpretar os dados das proteínas utilizadas nas reações de caracterização e reações enzimáticas.

MATERIAL E MÉTODOS

Para o primeiro experimento na reação de Heller ou Xantoprotéica,utilizou-se 05 tubos de ensaio, pipeta graduada, pipetas Pasteur, soluções: de H2O (água), saliva, clara de ovo, cisteína (0,4%) e triptofano (0,4%) e HNO3 (ácido nítrico).
Foram marcados cada tubo de ensaio, de 1 a 5; sendo que no tubo de número 1, adicionou-se a solução 1 mL de H2O (água), no tubo de número 2, adicionou-se a solução 1 mL de saliva, no tubo de número 3,adicionou-se 1 mL de clara de ovo, no tubo de número 4, adicionou-se 1mL de cisteína e no tubo de número 5, adicionou-se 1 mL de triptofano, por fim, em cada tubo fora adicionado 1mL de HNO3 (ácido nítrico).
Na segunda reação de Sulfidrilos, utilizou-se tubos de ensaio, pipeta graduada, pipeta Pasteur, aquecedor banho maria, soluções: H2O (água), saliva, clara de ovo, cisteína (0,4%) etriptofano (0,4%) e acetato de chumbo.
Foram marcados cada tubo de ensaio, de 1 a 5; sendo que no tubo de número 1, adicionou-se a solução 1 mL de H2O (água), no tubo de número 2, adicionou-se a solução 1 mL de saliva, no tubo de número 3, adicionou-se 1 mL de clara de ovo, no tubo de número 4, adicionou-se 1mL de cisteína e no tubo de número 5, adicionou-se 1 mL de triptofano, por fim, em cada tubofora adicionado 10 gostas de acetato de chumbo e logo após esses procedimentos, levou-se os tubos por cinco minutos em banho fervente.
Para a reação de Biureto, utilizou-se tubos de ensaio, pipeta graduada, pipetas Pasteur, soluções: H2O (água), aminoácido, gelatina, CuSO4 (sulfato cúprico) e NaOH (hidróxido de sódio) (10%).
Foram marcados cada tubo de ensaio, de 1 a 3; sendo que no...
tracking img