Aula economia eniac

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome : Tamires Freitas RA 249842010 Noite 1 sala 30 N

Profº Herbhert / Economia e Mercado

Aula Atividade 6

QUESTÕES

1)O que são custos fixos? Exemplifique.

São custos que não dependem do nível de produção. Ou seja, custos que não aumentam quando a produção aumenta e não diminuem quando a produção diminui.

Ex. Aluguel da fábrica, leasing das máquinas, IPTU,
etc.

Obs. Tambémsão chamados de custos indiretos, pois não são diretamente relacionados com o volume de produção.

Fonte: apostila

Sabidamente, não existe custo ou despesa eternamente fixos: são isso sim, fixos dentro de certos limites de oscilação da atividade a que se referem, sendo que, após tais limites, aumentam, mas não de forma exatamente proporcional, tendendo a subir em “degraus”. Assim, o custo com asupervisão de uma fábrica pode manter-se constante até que se atinja,  por exemplo, 50% da sua capacidade; a partir daí, provavelmente precisará de um acréscimo (5,20 ou 80%) para conseguir desempenhar bem sua função.
Alguns tipos de custos podem mesmo só se alterar se houver uma modificação na capacidade produtiva como um todo, sendo os mesmos de 0 a 100% da capacidade, mas são exceções (comoa depreciação, por exemplo).
Podemos começar por verificar que uma planta parada, sem atividade alguma, já é responsável pela existência de alguns tipos de custo e despesas fixos (vigia, lubrificação das máquinas, depreciação, etc...).
Exemplos: Mão-de-obra indireta, constas do telefone da fábrica, depreciação das máquinas da produção, aluguel do prédio utilizado para produção da fábrica, etc...Fonte: http://www.coladaweb.com/contabilidade/custo-fixo-e-variavel

2)O que são custos variáveis? Exemplifique.

Custos que dependem do nível de produção:
Aumentam quando a produção aumenta, diminuem quando a produção diminui.
Ex. Custos com energia elétrica, matérias primas, folha de pagamentos (salários), etc.
Obs. Também são chamados de custos diretos por serem diretamenterelacionados com o volume de produção.

Fonte: apostila

Em inúmeras empresas, os únicos custos realmente variáveis no verdadeiro sentido da palavra são as matérias-primas. Mesmo assim pode acontecer de o grau de consumo delas, em algum tipo de empresa, não ser exatamente proporcional ao grau de produção. Por exemplo, certas  indústrias têm perdas no processamento da matéria-prima que, quando o volumeproduzindo é baixo, são altas, tendendo a diminuir percentualmente quando  a produção cresce.
Pode a mão-de-obra direta, noutro exemplo, crescer  à medida que se produz mais, mas não de forma exatamente proporcional, devido à produtividade que tenderia a aumentar até certo ponto, para depois começar a cair.
Se o pessoal tem oito horas para produzir 60 unidades, quando normalmente levaria seispara tal volume, provavelmente   gastará   as  oito  horas  todas  trabalhando de forma um pouco mais calma (se não estiver o volume por hora condicionado por máquinas). Se o volume passar para 80 unidades, trabalharão as mesmas oito horas; se for de 90 unidades, talvez levem pouco mais de nove horas, em função do cansaço, que faz decrescer a produtividade.
Exemplos: Matéria prima, mão-de-obradireta, embalagens, energia elétrica (consumida na fabricação direta do produto)etc...
Fonte: http://www.coladaweb.com/contabilidade/custo-fixo-e-variavel

3)O que são custos totais?

O custo total da produção é a soma dos custos fixos
(CF) e variáveis (CV).

Fonte: apostila

4)Análise e descreva os custos médios.

O custo médio (CM) resulta da divisão do custo total (CT) pela quantidadeproduzida (Q)podendo ser entendido como custo unitário de produção, ou seja, para um determinado nível de produção representa o custo de cada unidade produzida sendo, por isso, muito utilizado nas empresas que comparam com o preço de venda.

Da mesma forma que o custo total pode ser repartido por custo fixo e custo variável, o custo médio também pode ser repartido em custo fixo médio (CFM) e...
tracking img