AULA 05 AN LISE DOS DEMONSTRATIVOS CONT BEIS

1486 palavras 6 páginas
Aula 05: Estudo das contas do Ativo

Objetivo: Nesta aula iremos continuar o estudo do Demonstrativo Financeiro Balanço Patrimonial com ênfase nas contas do ativo. Ao final desta você será capaz de recolher a função e objetivo destas contas para prepará-lo para estudo mais avançados desta disciplina.

5.1 Exigências da Lei das Sociedades Anônimas para as contas de Ativo. Abaixo está transcrito fragmento do artigo da lei societária brasileira para normatização das contas de ativo: "Art. 178. No balanço patrimonial, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação patrimonial e financeira da companhia." Note a que a legislação tem a preocupação de que essas contas sejam dispostas a facilitar o entendimentos e análise da situação patrimonial e financeira da empresa; claro que elaboradas em conformidade com os princípios da contabilidade. Em seguida, ela exige que essas contas do ativo sejam elaboradas e dispostas em ordem de liquidez [transformação em dinheiro]: "§1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: I - ativo circulante; II - ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível." Fizemos a transcrição do artigo da Lei para reforçar o que já discutido na aula 04.
5.2 Contas do Ativo Circulante. Conforme já estudamos na aula 04 e conforme o § 1º do artigo 178 da Lei 6.404/76 [citada acima], as contas do ativo serão registrados conforme o grau de liquidez dessas contas. Abaixo está um extrato do das contas do ativo circulantes.

Ativo Circulante

As contas caixa e Bancos representam o maior nível de liquidez do ativo circulante. A conta caixa, atualmente, registra somente valores para

Relacionados

  • Unidades
    26374 palavras | 106 páginas