Aula 01

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade I - INTRODUÇÃO A ALGORITMOS E LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 1 ALGORITMOS I.1.1 DEFINIÇÃO A palavra algoritmo, à primeira vista, nos parece estranha. Embora possua designação desconhecida, fazemos uso constantemente de algoritmos em nosso cotidiano: a maneira como uma pessoa toma banho é um algoritmo. Outros algoritmos freqüentemente encontrados são:      Instruções para se utilizar umaparelho eletrodoméstico; Uma receita para preparo de algum prato; Guia de preenchimento para declaração do imposto de renda; A regra para determinação de máximos e mínimos de funções por derivadas sucessivas; A maneira como as contas de água, luz e telefone são calculados mensalmente.

São vários os conceitos para algoritmo. Escolhemos alguns para serem apresentados aqui: “Um conjunto finito deregras que provê uma seqüência de operações para resolver um tipo de problema específico.”
[KNUTH]

“Seqüência ordenada, e não ambígua, de passos que levam à solução de um dado problema.”
[TREMBLAY]

“Processo de cálculo, ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restrições, as regras formais para a obtenção do resultado ou da solução doproblema.”
[AURÉLIO]

Um conjunto de instruções organizadas numa sequência lógica, que conduzem o interpretador a solucionar um determinado problema.
ÂNGELO STROLIGO PECLY

Resumindo, um algoritmo é uma interpretação, passo a passo, de um determinado problema do mundo real, estabelecendo todos os passos na busca de uma solução. Existem duas técnicas que se completam para melhor documentar oalgoritmo:
 

Diagrama de Blocos: consiste em representar a seqüência de operações do algoritmo utilizando símbolos geométricos. Português Estruturado: consiste em transformar o diagrama de blocos numa forma narrativa, denominada pseudocódigo, muito próximo de uma linguagem computacional.

I.1.2 CARACTERÍSTICAS Todo algoritmo deve apresentar algumas características básicas:
    Ter fim; Não dar margem à dupla interpretação (não ambíguo); Capacidade de receber dado(s) de entrada do mundo exterior; Poder gerar informações de saída para o mundo externo ao do ambiente do microcomputador; Ser efetivo (todas as etapas especificadas no algoritmo devem ser alcançáveis em um tempo finito).

I.1.3 SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Compreender

Solucionar

Representação a solução

Oaluno de algoritmos deve ter sempre em mente que a solução de um problema do mundo real não está relacionado à informática, a menos que se queira informatizar tal solução. Observe que, pela afirmação anterior a solução já deve existir para que se possa informatizá-la, ou seja, primeiro deve-se descobrir a solução do problema, independentemente de qualquer ferramenta de informática. A solução deproblemas envolve duas principais etapas:


Deve-se conhecer/entender muito bem o problema que se deseja solucionar. Estude o problema. Leia sobre o problema. Converse com quem conhece o problema. Enfim, procure dominar o problema; Busque uma solução para problema. Muitas vezes, basta conhecer o problema para solucioná-lo, em outras, deve-se aplicar muito raciocínio lógico para encontrar umasolução.



Como já foi dito, algoritmos são utilizados para expressar (escrever, tornar legível por outra pessoa) um raciocínio, logo, de posse da solução, basta representá-la através de algoritmos, ou seja, traduzir a solução encontrada para uma linguagem mais específica e padronizada, para que outras pessoas possam ler o raciocínio utilizado para solucionar o problema.

I.1.4 EXEMPLOS Osalgoritmos são comuns em nosso cotidiano como, por exemplo, uma receita de bolo. Em uma receita de bolo, está descrita uma série de ingredientes necessários e uma seqüência de passos a serem cumpridos para atingir o objetivo que é ter um bolo pronto. ALGORITMO 1: Receita de Bolo Providencie manteiga, ovos, 2 quilos de massa; Misture os ingredientes; Despeje a mistura na fôrma de bolo; Leve a...
tracking img