Resenha teoria burocratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Iesgo, formosa-GO.
Professor: Kennyo
Matéria: TGA1
Aluno: Joana Carolina Röwer.

Teoria Burocrática
No Inicio do século XX, Max Weber, sociólogo alemão, publicou um bibliografia arespeito das grandes organizações da sua época. Deu-lhes o nome de burocracia e passou a considera o século XX como o século das burocracias, pois achava que estas eram as organizações característica deuma nova época, plena de novos valores e de novas exigências.
As burocracias sugiram a partir da era vitoriana como decorrência da necessidade que as organizações sentiram de ordem e de exatidão edas vindicações dos trabalhadores por um tratamento justo e imparcial. O modelo burocrático de organização surgiu como uma reação contra a crueldade, o nepotismo e contra os julgamentos tendenciosos eparcializas, típicos das práticas administrativas desumanas e injustas do início da evolução Industrial.
“Rapidamente, formula burocrática de administração alastrou-se por todos os tipos deorganizações humanas, como indústrias, empresas de prestação de serviços, repartições públicas e órgãos governamentais, organizações educacionais, militares etc., em uma crescente burocratização da sociedade.”(CHIAVENATO, 2000).
A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias entre si, mas sem possibilitarem uma abordagem global,integrada e envolvente dos problemas organizacionais. Ambas as teorias revelam dois pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo ecompleto, tanto da estrutura como dos participantes da organização.
* Sociedade tradicional: onde predominam características patriarcais e patrimonialistas, como a família, o clã, a sociedade medialetc.
* Sociedade carismática: onde predominam caracteres ticas místicas, arbitrárias e personalistas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos, na nação em revolução etc.
*...
tracking img