Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 110 (27371 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Auditoria



Assunto:


AUDITORIA DOS ATIVOS








Autor:


PROFª CÉLIA APARECIDA GODOY



















AUDITORIA DOS ATIVOS


1 - AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES

1.1- OBJETIVO.

A auditoria do disponível tem a finalidade de:

a) – Determinar sua existência, que poderá estar na companhia, em bancos o
comterceiros;
b) – Determinar se é pertencente à Companhia;
c) – Determinar se foram utilizados os princípios de contabilidade geralmente
aceitos, em bases uniformes;
d) – Determinar a existência de restrições de uso ou de vinculações em
garantia; e
e) – determinar se está corretamente classificado nas Demonstrações Financeiras
e se as divulgações cabíveis foram expostas por notasexplicativas.

1.1.1– ORIENTAÇÃO.

O exame de auditoria efetuado na área do disponível tem por finalidade atingir objetivos previamente determinados. Definido isso, o programa de auditoria deve ser considerado para evitar trabalhos desnecessários ou enfoque incorreto. Entretanto, o auditor deve Ter a mente aberta para não se guiar cegamente pelo programa, e não deixar de observar fatosimportantes não previstos no programa original inclusive valores e transações ora compatíveis com as operações da empresa. Caso isto ocorra, o programa deve ser modificado para atingir os itens não programados originalmente.
A seleção e a data de aplicação dos procedimentos de auditoria devem estar definidas com base na eficiência dos controles e na materialidade envolvida.
Quando oscontroles internos sobre o disponível forem considerados adequados, os exames de auditoria podem ser realizados em data anterior à do encerramento das Demonstrações Financeiras, executando procedimentos alternativos entre a data auditada e a de final de ano, para certificar-se da veracidade do saldo final.
No caso de os controles internos serem considerados deficientes, é preferível que os exames deauditoria sejam realizados na data de encerramento das Demonstrações Financeiras.
Os ativos são classificados por ordem decrescente de grau de liquidez. Caixa e Bancos são classificados na primeira linha do lado do Ativo no Balanço Patrimonial, ou seja, é o Ativo de maior liquidez. São registrados no grupo de caixa e bancos os recursos disponíveis para aplicação nas transações da empresatais como:
- Dinheiro em caixa;
- Dinheiro em contas correntes Bancárias;
- Recebimentos não depositados;
- Dinheiro ou cheques em trânsito.

Para um ativo ser classificado no grupo de caixa e bancos é importante que não haja restrições quanto ao seu uso imediato. Os cheques emitidos e ainda não entregues aos beneficiários não devem ser considerados como umaredução de caixa e bancos.
Na auditoria do disponível, deve-se levar em conta a possibilidade de irregularidades, pois é mais vulnerável do que os outros ativos. Portanto, o auditor, ao realizar o trabalho do disponível, deve levar em consideração os seguintes aspectos:
- Verificação das Disponibilidades;
- Contagem Física de Caixa;
- Dissimulação de pagamentos e recebimentos.1.2) – VERIFICAÇÃO DAS DISPONIBILIDADES.

A verificação das disponibilidades envolve os requisitos básicos para a constatação da existência das disponibilidades quanto ao saldo existente e ao saldo com base nos registros contábeis, determinando se todas as operações foram registradas.
Quando da verificação das disponibilidades, o auditor deve determinar:
a) Existência de váriosCaixas: para programação de seus trabalhos, se os caixas serão contados ao mesmo tempo, de acordo com a materialidade, ou ainda em bases rotativas.
b) Fundo Fixo ou Caixa: para identificação da data para contagem, uma vez que o fundo fixo é composto de numerário imutável e o caixa engloba todas as operações de dinheiro.
c) Existência de Várias Contas Bancárias: para identificação das contas...
tracking img