Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1180 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Auditoria Contábil

Auditoria é um exame cuidadoso, organizado e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor. De acordo com Santos (2006, p. 22), “ o exame da auditoria engloba a verificação documental, os livros e registros “[...]”.

Objetivo da Auditoria

O cujo objetivo é apurar se as empresas estão de acordo com as disposições planejadas ouestabelecidas de maneira previa, se foram executadas com eficiência e se estão adequadas à realizações dos objetivos.

Importância da Auditoria

Auditorias de negócios são muito importantes, porque sem a prática de gestão de uma auditoria não é garantido que fornecem dados econômicos que são realmente verdadeiro e confiável. Es la auditoria que define con bastante razonabilidad, lasituación real de la empresa. Definindo a auditoria é bastante justa, a situação real da empresa.
Una auditoria puede evaluar, por ejemplo, los estados financieros en su conjunto o una parte de ellos, el correcto uso de los recursos humanos, el uso de los materiales y equipos y su distribución, etc. Uma auditoria pode avaliar, por exemplo, as demonstrações financeiras como um todo ou uma partedele, a utilização adequada dos recursos humanos, o uso de materiais e equipamentos, distribuição e etc. Contribuyendo con la gerencia para una adecuada toma de decisiones.Contribuir para a gestão adequada para tomar decisões.

Perfil do Auditor

O auditor precisa de independência em relação ao objeto auditado, a fim de coletar dados consistentes e produzir análises imparciais paraconsecução de pareceres objetivos e confiáveis. Para que o propósito seja alcançado, o auditor necessita desenvolver alguns atributos pessoais. Os auditores são aqueles profissionais das auditorias responsáveis pela certificação dos procedimentos.
Gelbcke ( 199, p. 8), afirma que os atributos naturais do auditor, tais como independência, objetividade e habilidade para entender sistemas econtroles são apenas os argumentos básicos para que este tenha vantagem competitiva perante outros profissionais.

Podemos destacar:

• Capacidade Técnica: O auditor deve conhecer em profundidade as normas e procedimentos pertencentes ao setor auditado. Precisando sempre estar fazendo estudos, especializações e treinamentos, a fim de manter seus conhecimentos atualizados.
• Bom Senso:Pressupõe discernimento e ponderação, para que sejam evitadas conclusões apresadas e erradas, trabalhando sempre sendo auditados.
• Tato: È a capacidade de se evitar situações embaraçadas e de manter um clima de respeito e simpatia para com aqueles que estão sendo auditados.
• Descrição: O auditor deve restringir comentários e observações sobre dados coletados e avaliações formuladas aquelesque, por força de cargo ou funções exercida, tem a necessidade de conhecer resultados ou acompanhar os trabalhos de auditoria em curso.
• Expressão escrita e verbal: É de fundamental importância que o auditor saiba se comunicar de forma clara, breve e correta. Uma apresentação mal feita,seja verbal ou escrita, pode por a perder um excelente trabalho de auditoria.

Todo orelacionamento com o auditado deve ser desenvolvido tendo como princípio a humildade, sinceridade, honestidade e diálogo.
Mesmo que as pessoas não gostem de serem auditadas, a auditoria aponta as correções, soluções e recomendações que trarão segurança ao próprio auditado.

Normas de Auditoria

As normas têm a finalidade de estabelecer os padrões técnicos e de comportamento, visando alcançar umasituação coletiva e individualmente desejável. Na auditoria, estas normas objetivam, segundo Attie ( 1998, p. 55), qualificação na condução dos trabalhos e garantia de atuação suficiente e tecnicamente consistente do auditor e do parecer diante dos usuários da mesma.
As normas de auditoria se constituem em regras práticas que visam a orientar o profissional na consecução dos objetivos...
tracking img