Auditoria fiscal com base em arquivos eletrônicos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RIO DE JANEIRO - RJ JANEIRO DE 2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................... 2. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO.................................................................... 3. APRECIAÇÃO CRÍTICA........................................................................... 4. CONSIDERAÇÕESFINAIS...................................................................... 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................

01 01 02 03 04

RESENHA CRÍTICA

1. INTRODUÇÃO Em 2007 foi sancionada pelo Presidente da República a Lei 11638 com base no projeto de lei 3741/00 que tramitou no Congresso Nacional Brasileiro durante 7 (sete) anos até que fosse efetivamente analisado e votado. A Lei11638/07 gerou mudanças na Lei das Sociedades por Ações (Lei 6404/76) que vigorava há 30 anos na contabilidade brasileira, para que a mesma se adeque aos padrões internacionais com maior transparência e qualidade das informações contábeis.

2. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO O texto aborda os aspectos e critérios das práticas contábeis brasileira desde sua criação contábil-financeira – a Lei 6.404/1976,até a renovação de critérios e

práticas propostas pela Lei 11.638/07. Destacando as principais diversidades significativas, de modificações quanto à forma de elaboração das demonstrações econômico-financeiras, ou seja, as que irão, de fato, propiciar um impacto relativo nas sociedades de grande porte brasileiras.

A grande maioria dos autores mencionados no artigo, endossa as inovaçõespropostas pela Lei 11.638/07 em face do atual panorama econômico que o País adentra. Contudo, alguns recomendam certa precaução a fim de se evitar desnecessários inconvenientes de implementação de conceitos oriundos de contextos socioeconômicos diferenciados da realidade brasileira.

Por fim, visão da Lei 11.638/07, no artigo, nada mais é do que a preparação do mercado brasileiro para o iminentenivelamento de procedimentos que estarão submetidos os adotantes dessas regras de comunhão contábil globalizada. Ressalta também, que é importante que seja encarada como uma oportunidade de desenvolvimento que, sobretudo, trará enormes avanços na prática contábilfinanceira não apenas para os empresários, mas, conseqüentemente, a toda sociedade brasileira.

3. APRECIAÇÃO CRÍTICA Após avaliar a Lei11638/07, quais são seus objetivos e suas principais alterações na Lei6404/76, é possível identificar os principais impactos contábeis e societários que afetam diretamente os escritórios de contabilidade e seus profissionais, pois envolvem a escrituração contábil, as elaborações financeiras e suas publicações.

Concordo com o destaque do texto no sentido de que tal mudança é a preparação do mercadobrasileiro para o iminente nivelamento de procedimentos que estarão submetidos os adotantes dessas regras de comunhão contábil globalizada. Também concordo que é importante que seja encarada como uma oportunidade de desenvolvimento que, sobretudo, trará enormes avanços na prática contábilfinanceira não apenas para os empresários, mas, conseqüentemente, a toda sociedade brasileira.

Percebe-secom a introdução da Lei 11638/07, que houve muitas mudanças geradas por essa lei e, inclusive muitas dessas mudanças envolvem a era digital. Obrigações fiscais e comerciais estão informatizadas para melhor acompanhamento do fisco e maior transparência.

Essa nova harmonização dos padrões contábeis, que vem sendo exigida pelos mercados internacionais, é um processo que busca a conciliação dosprocedimentos contábeis de diversos países de modo que a comparação entre as demonstrações contábeis seja mais fácil.

Vale ressaltar que, com isso, a contabilidade deixa de ter apenas a função de preencher e guardar livros, ou simplesmente emitir DARF. Hoje a contabilidade é essencial e, é a principal linguagem no mundo dos negócios, passando a ser vista como um sistema de informação, de...
tracking img