Atuação fonoaudiológica nas dtms em pacientes oncológicos

675 palavras 3 páginas
Atuação Fonoaudiológica nas DTMs em pacientes oncológicos

A atuação fonoaudiológica em pacientes oncológicos deve-se considerar que, geralmente nas intervenções clínicas sobre esse paciente envolvem mutilações estruturais nas ressecções cirúrgicas assim como fibroses de tecido devido as radioterapias, estabelecendo limites sobre esse paciente por acometimentos estruturais e não totalmente reversíveis, que devem ser lembrados durante a elaboração da conduta e objetivos terapêuticos.

A ATM é uma articulação, qual para seu funcionamento biomecânico eficiente é preciso uma harmonia e equilíbrio entre suas estruturas musculares e articulares. Contudo, pacientes oncológicos que passam por procedimentos clínicos como os já citados estão sujeitos a uma desarmonia da ATM, gerando assim as DTMs, que de acordo com Okeson JP é definida como sendo um conjunto de condições que afetam a articulação temporomandibular e/ou os músculos da mastigação, assim como os componentes teciduais adjacentes.

Os objetivos principais da terapia citada é a diminuição da dor, orientação posturais e sobre hábitos deletérios, e por fim a abertura de boca em limites funcionais de acordo com a capacidade estrutural do paciente.

A avaliação consiste em palpação das estruturas, classificação da DTM entre articular e muscular ou ambas, que pode ser feita através do teste de mordida de espátulas unilateralmente onde o lado da mordida exigirá mais dos músculos mastigatórios e no lado oposto a ATM estará sofrendo uma maior pressão, o lado da dor sugere uma DTM muscular se do mesmo lado da mordida ou articular se do lado oposto, podendo apresentar dor em ambos os lados. Além disso a escuta do movimento da articulação dará indícios do seu funcionamento biomecânico.

As condutas terapêuticas nas DTMS articulares são cirúrgicas como a discoplexia. Porém a fonoaudiologia se faz importante na diminuição da dor, e movimentação da ATM para que a mesma possa estar

Relacionados