Atuação da fisioterapia na osteoporose, sarcopenia e osteoartose

1251 palavras 6 páginas
O envelhecimento tende a produzir processos degenerativos em cartilagens, ligamentos, tendões e músculos, além de reduzir a massa óssea. A perda de massa muscular ocorre basicamente devido a processo degenerativo do sistema nervoso, que leva ao desaparecimento de motoneurônios α1 no corno anterior da medula espinal. Dessa maneira, algumas fibras brancas entram em processo de atrofia. Com muita freqüência, associa-se a esse processo involutivo, a hipotrofia de desuso, que não acomete apenas as pessoas sedentárias. Esses efeitos são potencializados pelo sedentarismo, e ocorrem em maior ou menor grau em função da individualidade biológica. A composição corporal tende a piorar no envelhecimento sedentário devido ao aumento do tecido adiposo e à redução das massas óssea e muscular. Todas as qualidades de aptidão física apresentam redução em seus níveis nas pessoas que envelhecem de forma sedentária, podendo dificultar a vida diária e reduzir o bem estar psicológico e social.

OSTEOPOROSE / OSTEOPENIA
Na osteopenia e na osteoporose o fisioterapeuta consiste o tratamento em exercícios para estimular a formação de osso “novo” e melhor nutrição de cálcio para a melhor mineralização do tecido neoformado e alterar a progressão do quadro osteoporótico já estabelecido proporcionando aumento importante da massa óssea. Para um efeito de relaxamento, analgésico e antiinflamatório o fisioterapeuta pode utilizar a Termoterapia com o uso de parafina, almofadas elétricas ou luz infravermelho, a Eletroterapia com o uso de ondas curtas, corrente interferencial, TENS ou ultra-som ou a Crioterapia com o uso de gelo, almofadas de gel, sprays, a Massagem clássica, ayurvédica, reflexa, MTC, rolfing ou shiatsu, Alongamento muscular e Órteses imobilizadores com o uso de coletes, faixas, colares ou tipóias.
No tratamento ativo utiliza Cinesioterapia com exercícios passivos, ativos, ativos-resistivos, isométricos, isotônicos e isocinéticos, principalmente exercícios resistidos, pode-se

Relacionados