Energias renovaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Energias Renováveis

Professora: Pureza Seabra

06 de Junho de 2011

Energias Renováveis

Trabalho realizado por: Tatiana Coelho

Índice:
Introdução 4
Energias renováveis 5
Vantagens e Desvantagens das Energias Renováveis 6
Vários tipos de recursos energéticos renováveis 7
Conclusão 11
Bibliografia 12

Introdução
Os bens naturais são as fontes deriqueza materiais que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades, e são avaliados de acordo com as utilizações e com as necessidades da população.
À medida que os recursos, como o petróleo, se forem tornando menos disponíveis e mais caros, o homem terá de optar cada vez mais pelos recursos energéticos alternativos e renováveis. Assim este terá de usar mais e despender das energiasrenováveis tais como: a Energia Eólica, Energia Solar, Energia Geotérmica, Energia das marés, Energia Hidrológica e a Energia da Biomassa.
O aproveitamento dos recursos depende de numerosos factores, estes podem ser a existência de recursos inesgotáveis, de meios de transporte adequados, do capital disponível, da qualidade e da quantidade dos próprios recursos e em especial da tecnologia que transformaos bens em recursos naturais.
Quanto mais industrializado for o uso das Energias Renováveis, maior e melhor será o uso da Energia.
Todas estas Energias tem como finalidade reduzir os níveis de poluição, reduzir os custos financeiros na extracção de alguns recursos, diminuir a escassez de alguns recursos, aproveitar os recursos inesgotáveis e melhorar a qualidade de vida de todo o mundo.Energias renováveis

Energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. Em alguns de alguns energias acontece isso como por exemplo a do calor emitido pelo sol, a da existência do vento, a das marés ou a dos cursos de água. As energias renováveis são “virtualmente” inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair emcada momento.
As principais vantagens resultantes da sua utilização consistem no facto de não serem poluentes e poderem ser exploradas localmente. A utilização da maior parte das energias renováveis não conduz à emissão de gases com efeito de estufa. A única excepção é a Biomassa, uma vez que há queima de resíduos orgânicos, para obter energia, o que origina dióxido de enxofre e óxidos de azoto.A exploração local das energias renováveis contribui para reduzir a necessidade de importação de energia, isto é, atenua a dependência energética relativamente aos países produtores de petróleo e gás natural.
As fontes de energia renováveis ainda são pouco utilizadas devido aos custos de instalação, à inexistência de tecnologias e redes de distribuição experimentadas e, em geral, aodesconhecimento e falta de sensibilização para o assunto por parte dos consumidores e dos municípios.
Ao ritmo que cresce o consumo dos combustíveis fósseis, e tendo em conta que se prevê um aumento ainda maior a curto/médio prazo, colocam-se dois importantes problemas: questões de ordem ambiental e o facto dos recursos energéticos fósseis serem finitos, isto é, esgotáveis. As fontes de energia renováveissurgem como uma alternativa ou complemento às convencionais.

Vantagens e Desvantagens das Energias Renováveis

As vantagens das Energia Renováveis são:

# Podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana.
# Permitem reduzir significativamente as emissões de CO2.
# Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis.
# Conduzem àinvestigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética.

As desvantagens das Energias Renováveis são:

# Algumas têm custos elevados na sua implementação, devido ao fraco investimento neste tipo de energia.
# Podem causar impactos visuais negativos no meio ambiente.
# Pode gerar-se algum ruído, no caso da exploração de alguns recursos energéticos...
tracking img