Nuricionista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE GUARULHOS
CURSO DE NUTRIÇÃO

Influência Pedagógica Relacionada à Aceitação Alimentar.

ELAINE CRISTINA COSTA RAQUEL CRISTINA BASÍLIO SANTOS REGIANE CARINHANHA RIOS

ORIENTADORA: Profª LÚCIA LEAL DE MATTOS

GUARULHOS 2008

1

Influência Pedagógica Relacionada à Aceitação Alimentar

ELAINE CRISTINA COSTA RAQUEL CRISTINA BASÍLIO SANTOS REGIANE CARINHANHA RIOSTrabalho realizado para as diciplina de: Nutrição e Saúde Pública, apresentado ao Curso de Nutrição, da Universidade Guarulhos.

ORIENTADORA: Profª LÚCIA LEAL DE MATTOS

GUARULHOS 2008

2

RESUMO

Estudos vêm demonstrando a importância da alimentação na fase pré-escolar. Esta fase da vida da criança se caracteriza por uma baixa aceitação alimentar, normalmente de determinados alimentos comohortaliças. Devido às mudanças do mundo conteporâneo, parte das crianças nesta faixa etária se encontram matriculadas em instituições de educação, lá recebem grande parte da alimentação para suprir suas necessidades energéticas diárias. O presente trabalho teve como objetivo avaliar se atividades pedagógicas relacionadas a alimentação e nutrição exercem influência na aceitação alimentar depré-escolares institucionalizados em um CEI da cidade de São Paulo. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questinário de aceitação alimentar que foi respondido pelos professores responsáveis pelo grupo de crianças estudadas. Com o levantamento dos dados foram elaboradas atividades pedagógicas com base nos grupos alimentares de baixa e média aceitação. Após, foi aplicado um formulário com afinalidade descobrir se o trabalho conseguiu atingir o seu objetivo. O desenvolvimento se deu no primeiro momento com a aplicação do questionário. As atividades pedagógicas foram aplicadas em três dias, estas se utilizaram de teatro de fantoches com os personagens cenoura, acelga, escarola, tomate, peixe e bruxa, jogo da memória com os alimentos apresentados na peça teatral, aula de culinária: preparaçãode um bolo nutritivo com cenoura e beterraba e picnic com vitamina de fruta e bolo nutritivo produzido pelas crianças. Os resultados demonstraram que as crianças apresentam bastante interesse por atividades relacionadas à alimentação, interagem e são muito participativas. Por outro lada as aceitações alimentares não foram modificadas para a maioria das crianças e, os professores acreditam que osresultados seriam melhores se o trabalho fosse continuado. Conclui-se que as aceitações alimentares infantis podem sofrer alterações através de trabalhos pedagógicos desde que se faça um trabalho de longo prazo e respeitem-se as limitações desta faixa etária.

3

1 INTRODUÇÃO

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, as creches e pré-escolas têm comofinalidade o atendimento em educação infantil, no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual, social e emocional. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, destaca que os cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento da identidade da criança devem ser contemplados pelas instituições de educação infantil. “De certa forma, as ações na creche estão centralizadasna alimentação, sendo que as refeições ocupam boa parte do tempo da criança que lá passa o dia inteiro.” (HOLLAND E SZARFARC 2003). Uma alimentação infantil adequada além de promover o crescimento e desenvolvimento, pode também ser um dos principais fatores de prevenção de algumas doenças na idade adulta (MONTEIRO, CAMELO 2007).

Segundo Bógus et al (2007) As creches e os programas desuplementação alimentar são os principais instrumentos de política pública voltadas para a promoção da segurança alimentar e nutricional para população urbana de lactentes e pré-escolares de famílias de baixa renda, portanto a creche deve ser uma instituição que oferece alimentação equilibrada, qualitativa e quantitativa, deve promover a educação alimentar e nutricional às crianças e suas famílias....
tracking img