Atuarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Seguro no Brasil

O seguro surgiu no Brasil em 1808, com início das atividades de navegação entre os países e a abertura dos portos. A primeira seguradora no Brasil, foi a Cia. deSeguros Boa-Fé, fundada na Bahia, que era o berço da navegação marítima brasileira naquela época e durante pelo menos 14 anos foi esse o único tipo de seguro que existia no Brasil, logo após aindependência, estabeleceu-se o Código Comercial que regulamentou as regras do transporte marítimo e proibiu o seguro de vida. Com isso novas empresas se estabeleceram e vieram com o surgimento de novos ramos deseguro.
A segunda empresa a ser fundada no Brasil foi a Cia. De Seguros Tranquilidade, com sede no Rio de Janeiro, a primeira a gerir o seguro de vida no Brasil, na sequência estabeleceram-se diversasempresas estrangeiras, que trouxeram para o país as suas filiais e experiência específica nas suas áreas. 
A partir da Proclamação da República, todas as modalidades foram regulamentadas. Na sequênciao Código Civil regulamentou, a partir de 1916, todos os demais ramos. Como curiosidade, e também contando história, em 1935, foi fundada a América Latina, a Atlântica Companhia Nacional de Seguros,hoje Bradesco Seguros, uma das maiores companhias seguradoras da atualidade.
Em 1939, foi criado o Instituto de Resseguro do Brasil (IRB), com o intuito de exercer o monopólio do resseguro no país. Jáem 1966, foi editado o Decreto lei nº 73, instituído pelo Sistema Nacional de Seguros Privados com a criação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão este com o ofício de fiscalizar astratativas de seguro.

Seguro: definição e características específicas
Seguro, nada mais é do que um contrato em que uma parte (sociedade seguradora) está obrigada, de acordo com o recebimento de umprêmio, a pagar a uma segunda parte (segurado), ou a terceiros tratados como beneficiários, determinado valor, no caso da ocorrência de sinistro previsto no contrato (Apólice). No entender jurídico...
tracking img