Atuar em psicologia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATUAR EM PSICOLOGIA DO TRABALHO: O DESAFIO EMERGENTE
Renato Roberto Ferreira
Valmir Fernandes da Silva






INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com base na tese de Daniel Corrêa Campos intitulado “Atuar em psicologia do trabalho: o desafio emergente” onde o autor ressalta as características da sociedade contemporânea e consequentemente os atributos do homem atual como agente quemolda e é moldado pela cultura com a qual se relaciona. Segundo o autor o homem do contemporâneo é cada vez mais individualista e competitivo, sofrendo do que chamou de desordem do tipo narcísicas, ou seja indivíduo que tem sua auto estima elevada ao nível “patológico” e que o desafio proposto a todos, administradores, médicos do trabalho, psicólogos e daqueles que exercem cargos de chefias, édecifrar e compreender o indivíduo para que se possa extrair deste, todo o potencial que se espera ou deseja no exercício de suas tarefas dentro das organizações.
Nas palavras do autor, será preciso “ampliar” (“dar um zoom”) para melhor analisar o homem contemporâneo, para melhor visualizar suas carências, desejos, necessidades, afim de “resgatá-lo e contextualizá-lo como ser histórico epsicossocial. Pois compreender o homem atual, com todos os seus mal-estares que o cercam, os seus medos e anseios, trona possível compreender a sociedade em que este se situa.

COMPREENDENDO O HOMEM ATUAL
Neste ponto de sua reflexão, o autor observa que pra todo lado que se olha em nossa época, ou em tudo que se lê se lerá ou ouvirá a expressão flexibilidade. Aliás, esta sem dúvida alguma é a palavra deordem para quem permeia ou deseja viver no mundo corporativo. Interessante também aqui a palavra flexibilidade é definida como a capacidade que certos indivíduos tem ou deveria ter para:
...adaptar as situações desconhecidas quando estas se apresentam em curto espaço de tempo, agregando competências técnicas e habilidades pessoais. Pode-se dizer que uma pessoa é mais ou menos flexível na medidaem que consegue corresponder mais prontamente ás solicitudes que lhe são feitas por qualquer situação ou pessoa.

Tal definição, sem dúvida é plausível, aja vista que, em nossos dias as mudanças ocorrem com muita freqüência, e, a pessoa mal tem tempo para se adaptarem a estas e logo são bombardeadas por novas mudanças. Tudo acontece muito rapidamente. Do dia pra noite tudo fica obsoleto, surgeentão novos produtos, novas tecnologias, novas idéias, novos ídolos e o bom e velho ser humano quase não muda, é sempre o mesmo. Será? Será que o ser humano realmente fica intacto, diante de tantas mudanças? Seu estado de espírito não sofreria mudanças, como por exemplo, no humor ou na sua estabilidade emocional?
Dinael Campos observa ainda que esta busca desordenada por adaptar-se a que chama deflexibilidade, na realidade traz ao homem atual um altíssimo grau de ansiedade por se sentirem inseguras com as mudanças e a velocidade com que estas acontecem, por não terem domínio dos riscos que enfrentarão e ficam assim, perdidas.
Ressaltando que no momento histórico em que vivemos tudo é transitório, o autor nos leva a refletir:
Na sociedade pós-mederna, a única certeza que se tem é deque tudo é incerto, e de que a solidez foi trocada pela fluidez. Não há como o homem / trabalhador cultivar laços de longa duração, porque ele pode se decepcionar com os vínculos estabelecidos. (...) não há logo prazo. (...) será que vale a pena se comprometer com alguém ou alguma situação que a qualquer momento pode mudar?

Além dessa reflexão, o autor ainda propõe uma melhor utilização doconceito de “equipe” que geralmente é utilizado pelas organizações para estimular os trabalhadores a se empenharem cada vez mais na atividade profissional que deveria ser realizado em grupo. Segundo o autor, o termo “equipe” é utilizado de forma equivocada, e que o termo apropriado para este fim seria “time”, pois este melhor se encaixa nesse objetivo, do que a termo “equipe”. Para ele, o definição de...
tracking img