Atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No sentido literal, o termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar. Em Economia, é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviços, isto é, o aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Há uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofrealteração.
Uma das causas da inflação é o aumento da emissão de papel-moeda pelo Governo para cobrir os gastos do Estado. Quando isso acontece, há um maior volume de dinheiro em circulação no mercado mas não houve criação de riqueza ou aumento de produção. Nestes casos, é exigida maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade de produto, resultando em inflação.
Outras causas dainflação estão relacionadas com o aumento exagerado do preço de um bem básico, como por exemplo, energia elétrica ou petróleo, ou ainda, pelo aumento ou excesso de consumo, aumentando a procura do produto e, consequentemente, o seu preço.
Inflação X Deflação
A deflação é o processo contrário à inflação. Há uma redução do nível de preços dos bens e serviços e o valor do dinheiro é aumentado. É umprocesso normalmente verificado em períodos de recessão econômica.

O que é Ibovespa:
Ibovespa é a sigla de Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, e é um indicador de desempenho das ações negociadas na Bovespa. A Bovespa é a maior bolsa de valores da América Latina, e trabalha também com renda fixa, além de ações.
Ibovespa é um indicador muito importante no mercado financeiro, pois é ele quemede o desempenho médio das cotações de ações, e o índice se dá pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses. As cotações das ações negociadas são calculadas durante o pregão, que é o horário de negócios e depois são pontuadas no Ibovespa, e a pontuação do dia pode ser positiva ou negativa.
A Bovespa, foi fundada em 1890, e era inicialmente vinculada ao Governo, em especial àssecretarias de finanças dos governos estaduais e os corretores da bolsa eram nomeados pelo poder público. Com a reforma do sistema financeiro, na década de 60, a Ibovespa acabou tornando-se uma entidade auto-reguladora, e opera apenas com a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Na Bovespa são negociadas ações de mais de 500 empresas de capital aberto, por exemplo, Vale do Rio Doce, Ambev,Gerdau, Petrobrás, e muitas outras.

Oposição quer ouvir Mantega sobre 'manobra contábil' e 'credibilidade' do país
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA
A oposição quer ouvir o ministro Guido Mantega (Fazenda) no Senado para explicar o que chama de "divergência" entre as previsões da equipe econômica e os números reais de crescimento do país.
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) protocolou nestasegunda-feira (25) requerimento na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado para que Mantega seja convidado a falar aos senadores.
O tucano quer explicações, em especial, sobre a "manobra contábil" que permitiu aumentar o superavit primário em 2012. Para integrantes da oposição, a "manobra" ameaça a credibilidade da economia do país.
"Essa contabilidade criativa para fechar o superavit primáriopode ter impacto negativo nos investimentos privados internos e externos, além de prejudicar o Brasil nesses tempos de prolongada crise internacional", disse o senador.
Como o requerimento é um convite, Mantega não é obrigado a comparecer. A oposição não pediu a convocação porque não tem número para aprovar o pedido na comissão --e acredita em acordo com o governo para que o ministro fale aoSenado.
A comissão será oficialmente instalada nesta semana, quando os oposicionistas pretendem negociar a ida do ministro da Fazenda. Senadores governistas afirmam que a disposição do Palácio do Planalto é permitir que integrantes da equipe econômica expliquem aos senadores os números do país.
"O governo não quer obstruir nenhuma demanda do Senado, mas precisamos conversar primeiro com o...
tracking img