Atrite reumatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A Atrite Reumatóide da mão e seus aspectos gerais. Descreve-se a anatomia da mão e enumeram-se seus ossos, músculos e ligamentos. Conceitua-se Artrite Reumatóide e definem-se seus tipos e características. Detalha-se o mecanismo fisiopatológico desta doença. Analisa-se sua incidência e impacto sobre a saúde pública. Investigam-se seus principais fatores etiológicos. Comenta-se o quadroclínico decorrente da Artrite Reumatóide da Mão. Citam-se as formas de diagnóstico e tratamento. Informa-se o papel da fisioterapia, especialmente da eletrotermofototerapia, no tratamento de pacientes acometidos por esta doença.
Palavras - chave: Artrite reumatóide. Mão. Fisioterapia.

1 INTRODUÇÃO
A mão é um dos órgãos mais delicados e especializados do corpo humano, uma ferramentamaravilhosa, capaz de executar inumeráveis ações graças à sua principal função: a preensão. Atividades manuais são constantemente executadas por esse apêndice ultra desenvolvido, que garante nossa sobrevivência e permite que nossa capacidade intelectual seja preservada. Ao tocar um objeto, dados como sua topografia, dimensões, forma, espessura ou temperatura são imediatamente processados pelo cérebro, queinforma seu exato relevo e demais características, constituindo assim a base deste sentido tão específico que é a estereognosia. É também educadora do cérebro devido às noções de superfície, peso e temperatura, sendo capaz, por si mesma, de reconhecer um objeto, sem sequer recorrer à vista. (SALVINI, 2005; KAPANDJI, 2000)
Entretanto, este órgão essencial pode ser comprometido por uma série dedistúrbios funcionais, entre os quais podemos citar a artrite reumatóide.
Skare (1999) define esta patologia com “uma doença crônica e multissistêmica, de etiologia desconhecida, cuja característica principal é uma sinovite inflamatória persistente que envolve todas as juntas sinoviais, preferencialmente as periféricas”.
A artrite reumatóide da mão tem se demonstrado de grande relevância clínica eepidemiológica, uma vez que compromete a capacidade do indivíduo exercer suas atividades diárias, assim como seu trabalho e qualidade de vida, conduzindo a tensões familiares e representando elevados custos pessoais e financeiros, assim como um custo significativo à sociedade, pois dentro de um ano após o início da doença, cerca de 10% dos pacientes param de trabalhar e após 10 anos, esta incidênciaaumenta para 50%. O custo aumenta progressivamente à medida que a doença progride. (FIGUEIREDO et al, 2004)
Diante da relevância deste tema, este trabalho justifica-se pela necessidade de conhecer mais profundamente esta patologia, bem como suas causas, manifestações clínicas e formas de tratamento, destacando o papel do fisioterapeuta no combate e prevenção das morbidades da mão reumática.2. ANATOMIA DA MÃO
A mão é um órgão de suma importância, que é formado por 19 ossos (27 incluindo-se os carpos), 18 músculos intrínsecos que começam e terminam na mão e 18 tendões de músculos extrínsecos, que terminam na mão. (GREENE; ROBERTS, 2002) Para uma melhor compreensão de sua estrutura anatômica, será dividida em quatro partes distintas: ossos, músculos, ligamentos e articulações,detalhadas a seguir.

2.1 OSSOS DA MÃO

A mão é formada pelo polegar e quatro dedos. Tem cinco falanges proximais, cinco falanges distais, mas apenas quatro falanges médias. Não há pontos de referência superficiais importantes nestes ossos além das suas extremidades. (LIPPERT, 2000, p.118) Os ossos da mão podem ser observados na figura 1.
2.1.1 Ossos do carpo

O carpo é um conjunto pouco volumoso(aproximadamente três centímetros de comprimento e cinco de largura) formado por oito ossos com a forma de cubo, dispostos em duas fileiras. Seus ossos possuem superfícies que se articulam proximal, distal, medial e lateralmente, com superfícies rugosas para fixações de ligamentos nos seus lados volares e dorsais. A exceção é o osso pisiforme, que tem apenas uma superfície de articulação. Seus...
tracking img