Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da leitura

Por que Ler?
A leitura em nossa sociedade tem a função de despertar e proporcionar o conhecimento básico que venha contribuir para construção integral na vida de um individua em sociedade e para o exercício de cidadania.A leitura é uma experiência que adquirimos no decorrer da vida, e cabe a escola dar o subsidio para esse desenvolvimento. Ler é fundamental não só para a formação do aluno, mas também para a formação da sociedade. “A leitura suscita a necessidade de familiarizar-se com o mundo enriquece as próprias ideias e tem experiências intelectuais, o resultado é a formação de umafilosofia de vida, compreensão do mundo que nos rodeia”.(BAMBERGUR, 2002, p.32). É através da leitura que a sociedade descobre mais sobre o seu mundo, a leitura transforma a vidas das pessoas, no final de cada livro, noticiário, revistas entre outro adquirimos novos conhecimento.
A importância da leitura para a formação do individuo.
No meiosocial o leitor é caracterizado com cidadão participante. O ato de ler proporciona a descoberta do mundo da leitura, totalmente no e fascinante. A leitura desenvolve a capacidade intelectual do individuo, ela deve fazer parte do nosso dia a dia. Pois “A leitura, como o andar, só pode ser denominada depois de um longo processo de crescimento e aprendizado” (Bacha, 1975, p39). Quando se inicia aleitura, todas as instruções e referencias são dadas pelo professor e ao aluno cabe se adaptar cumprindo as exigências e os processos de trabalho que são impostos.
“É lendo que nos tornamos leitores e não aprendendo primeiro para poder ler depois: não é legitima instaurar uma defasagem nem no tempo, nem na natureza da atividade entre “aprender a ler” e “ler”... não se ensina a ler coma nossa ajuda... a ajuda vem do confronto com as proporções dos colegas com quem esta trabalhando, porém é ela quem desempenha a parte inicial de seu aprendizado”. (JOLIBERT, 1994, p.14, apud. REVISTA CIENTIFICA ELETÔNICA DE PEDAGOGIA, 2007, p.9).
Contudo, a prática cotidiana da leitura é uma das armas que o cidadão possui para lutar contra tantas injustiças por ele sofridas. Enfim, eis aimportância do ato de ler, a efetiva participação social.

Gêneros textuais
Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero deTexto se refere às diferentes formas de expressão textual.
Exemplos:

O cartaz -
Estabelecer a comunicação entre o emissor/receptor, informando-o acerca de um determinado evento, bem como o instruindo sobre a localização de certos ambientes relacionados a quaisquer acontecimentos sociais, dentre outros.

O blog -
O blog caracteriza-se como uma página da web que permite a postagem de artigosorganizados de forma cronológica, contando com a participação de um número variado de pessoas, dependendo de sua própria política. No que se refere ao conteúdo, este abrange uma infinidade de assuntos, indo desde um simples diário, até piadas, fotografias, links e notícias, aliando linguagem verbal e não verbal ao tema em discussão.

Seminário-
Amplamente difundido no meio escolar, acadêmico,científico e técnico, o seminário confere às pessoas que dele participa a oportunidade de apresentar os conhecimentos adquiridos mediante o estudo de um determinado tema. Nesse sentido, torna-se essencial que os apresentadores adotem posturas condizentes com o contexto no qual se encontram inseridos, levando em conta todos os aspectos requeridos pela situação comunicativa em questão. Dessa forma, o...
tracking img