A perspectiva de nietzsche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A perspectiva de Nietzsche

Para Nietzsche não há fatos ou realidades objetivas mas simplesmente interpretações. Mas o que é uma interpretação? É um significado que é criado a partir daperspectiva em que se coloca. O platonismo, o cristianismo, são determinadas interpretações da vida e do mundo, correspondem a uma determinada forma de avaliação, tal como, num plano oposto, a filosofia deNietzsche. A interpretação enquanto avaliação que dá um sentido e um valor à vida, é uma manifestação da vontade de poder, segundo Nietzsche constitui a pulsão a tudo o que existe. 

Todas asformas culturais criadas pelo homem são expressões de uma só coisa: a vontade de poder. Contudo pode assumir diversas formas. Assim, Nietzsche fala de vontade de poder fraca ou negativa (que se viracontra a própria vida) e de vontade de poder forte ou afirmativa (que diz sim à vida).
O homem é, para Nietzsche, o ser que avalia, que produz valores.


A imoralidade da moral cristãA moral cristã é, para Nietzsche, a forma acabada de decadência, de promoção de instintos baixos e nocivos a uma relação saudável com a vida. Débeis mas astutos, os padres intoxicaram com aficção do pecado original todos os homens: fracos e fortes. Fizeram com que os fortes avaliassem a sua força inocente na perspectiva dos fracos, tornando-se assim culpados.  O cristianismo perverte osignificado da palavra bom.

A morte de Deus e o niilismo
 
O niilismo é uma consequência da morte de Deus. O reino de Deus, a outra vida, era o Sentido, a bússola ou o centro de referênciada vida humana. Deus era o fundamento dos valores essenciais que orientavam a vida humana. Morta a fé em Deus, os valores tradicionais perdem qualquer valor, a Terra deixa de estar ligada ao céu e aluz divina já não se projeta sobre a vida humana.
Uma vez perdido o seu Centro de referência, a vida e o mundo parecem não ter sentido nenhum. A sensação de que já nada faz sentido, de que...
tracking img