Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO


Podemos dizer que adaptação ao meio líquido é caracterizada pelo conjunto de modificações onde o organismo acompanha gradualmente as novas condições existentes, nesse caso a agua.
E necessário que o individuo passe por um conjunto de atividades motoras na agua, criando situações diferentes de sua conduta normal, permitindo a ele responder as mais variadas situaçõesque a meio liquido lhe proporciona.
como o meio liquido não e habitual para o ser humano, é necessário alguns ajustes,pois,estar adaptado não e só saber nadar ou deslocar-se na agua, mas sim saber responder a situações de equilibrio,respiraçao e propulsão como um todo.
A adaptação deve ser psicológico, visando familiar o aluno ao meio liquido através de brincadeiras que lhe transmitemconfiança e fisiológico, através da missão do rosto ou cabeça, iniciando a fase de respiraçao,principalmente a expiração que ajuda o acesso ao fundo
Alguns exemplos de exercícios de adaptação ao meio líquido para quem nunca entrou na agua ou tem medo:
*Com o auxilio do professoro aluno sentara na borda da piscina com as pernas dentro da agua sem mexe-las
*o mesmo exercício,porém movimentando as pernas.
*o mesmo exercício,porém com o professor dentro da agua.
*sentar na borda da piscina e molhar as pernas
*entrar na piscina e molhar o rosto jogando agua
*andar em segurando na borrada da piscina e andar em dupla






RESPIRAÇÃO

A respiração correta vai ajudar e muito no rendimento.
Quando você aprende a nadar, uma das maiores dificuldades é a respiração. A partir do momento emque você melhora a técnica, a respiração se torna mecânica e fácil de ser realizada, além de aumentar o rendimento do nadador (se for feita de maneira correta). Uma das dúvidas é se devemos respirar pela boca ou pelo nariz e quando devemos inspirar e expirar. Na natação, você pode usar tanto a boca quanto o nariz. Normalmente se torna mais fácil respirar pela boca, inspirando pela boca e expirandopela boca e pelo nariz.
Além do que, as resistências aéreas são menores, mas você deve respirar como for mais cômodo, podendo usar a boca e o nariz juntos.
Você irá inspirar o ar quando a boca estiver fora da água e expirar quando ela estiver dentro da água.
Oque acontece com sua respiração quando você nada? Você hesita em colocar seu rosto na agua por medo de respirar? você sente que não hatempo suficiente para respirar entre as braçadas. Você não gosta da sensação da agua entrando em seu nariz, de modo que prende a restrição o máximo possível natação deixa-o inesperadamente sem folego, apesar de estar com uma razoável forma física.

CRAWL

No Crawl a cabeça começa a girar (ficando paralela a água) quando o braço contrário ao lado que você vai respirar estiver entrando na água.Há bastante tempo para respirar, até que o braço do lado que você está respirando entre na água. Aí então se inicia a expiração. Você pode respirar de acordo com o ciclo escolhido adequado aos seus objetivos, a cada duas, três ou mais braçadas.


COSTAS

Pode respirar quando quiser e como quiser, mas se seu ritmo for intenso busque mais regularidade, como por exemplo: puxe o ar quando o braçodireito estiver no ponto mais alto da braçada e solte-o quando o braço esquerdo passar pelo mesmo lugar.


PEITO

Levante a cabeça no começo da braçada, puxe o ar até que os braços estendam-se à frente e voltem a posição dentro da água. Respire uma vez a cada braçada.

BORBOLETA

Pode parecer que respirar é mais fácil do que aprender o estilo borboleta, propriamente dito. A cabeça sai daágua no mesmo momento em que os braços se encontram na metade da tração. Isto dará bastante tempo para inspirar até que a cabeça volte a entrar na água. O mais comum é respirar uma vez a cada braçada, mas dá para respirar a cada duas ou mais braçadas. Alguns nadadores executam a respiração lateral no nado borboleta mas tem na maioria dos casos tem fins estratégicos (visualizar adversários),...
tracking img