Bordetela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gênero: Bordetella
São conhecidas quatro espécies responsáveis por doenças humanas:
-Bordetella pertussis – agente responsável pela coqueluche;
-Bordetella parapertussis- agente responsável pela forma branda da coqueluche;
-Bordetella bronchiseptica- agente responsável por doenças respiratórias em cães, suínos, animais de laboratório e eventualmente em seres humanos;
-Bordetella holmessi-agente raro que causa sepse.

Características gerais
A Bordetella é responsável pela doença respiratória (produz toxinas que prejudicam a função ciliar no trato respiratório) em seres humanos e animais. Bordetella são cocobacilos Gram negativos extremamente pequenos (0,2 a 0,5 X 1mm) They produce a capsule and are strict aerobeaeróbios estritos, imóveis exceto a Only BB. bronchiseptica ismotile. bronchiseptica que é móvel.
Suas espécies são diferenciadas com base em suas características de crescimento, reatividade bioquímica e também propriedades antigênicas. Estudos genéticos mostram que as quatro espécies patogênicas são relacionadas ou idênticas e diferem somente quanto a expressão de genes de virulência. Apresentam exigências nutricionais simples, mas algumas espécies sãosuscetíveis a substâncias e metabólitos tóxicos em meios de cultura comuns de laboratório. Essas espécies necessitam de meio suplementados com carvão, amido, sangue ou albumina para a absorção dessas substâncias toxicas. Oxidam aminoácidos mas não fermentam carboidratos.

Fatores de virulência
Os fatores de virulência podem ser classificados em adesinas e toxinas. Dentro das adesinas a maisimportante é conhecida como hemaglutina filamentosa, é altamente imunogênica e forma estruturas filamentosas na superfície da célula bacteriana, medeia à adesão da bactéria ao epitélio respitorio como aos macrófagos. Enquanto dentro das toxinas destacam-se:
1) Toxina pertússica: é uma toxina A-B clássica constituída de uma subunidade tóxica (S1) e cinco subunidades ligantes (S2- S5). Ao sersecretada, uma parte de sua molécula fica retida na superfície da célula bacteriana e a outra parte é lançada para o meio ambiente. A parte lançada no meio ambiente funciona como toxina e a retida como adesina que fixa a bactéria à superfície da célula hospedeira.
2) Adenilato ciclase invasiva (hemolisina): é uma toxina bifuncional que é ativada no interior das células alvo de mamíferos porcalmodulina intracelular e catalisa a conversão de ATP endógeno em AMPc, aumentando seus níveis, inibindo funções celulares imunes efetoras.Esta também inibe a quimiotaxia leucocitária, fagocitose e morte. Esta toxina pode estar associada à proteção da bactéria durante os primeiros estágios da doença.
3) Citotoxina traqueal: esta toxina é um monômero de baixo peso molecular de peptídeoglicano daparede celular que tem afinidade específica por células epiteliais ciliadas. É liberado quando a célula sofre lise ou durante o seu crescimento normal. Em pequenas quantidades esse composto causa cilioestase (inibição do movimento ciliar) e em grandes concentrações causa extrusão em células ciliadas.
4) Aglutinógenos: são proteínas de superfícies que durante a infecção, promovem formação deanticorpos que aglutinam in vitro B. pertussis.
5) Toxina dermonecrótica: é uma toxina termolábil que causa destruição dos tecidos. Em doses baixas causa vasoconstrição das veias periféricas e em altas doses causa reações letais em camundongos.
6) Pertactina e hemaglutinina filamentosa: contem uma sequencia Arg-Gli-Asp que promove ligação a integrinas glicoproteicas sulfatadas na membrana decélulas respiratórias ciliadas. Estas adesinas se ligam ao CR3 que é um receptor glicoproteico na superfície de macrófagos. Essa interação inicia a fagocitose da bactéria sem indução do metabolismo oxidativo, o que é significativo para a sobrevivência intracelular e replicação da bactéria.

Patogênese
Inalação da bactéria presente em aerossóis, adesão às células ciliadas e aos fagócitos do...
tracking img