Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4 DESENVOLVIMENTO
4.1 A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
4.1.1 A origem da contabilidade
Não é descabido afirmar-se que a noção de conta e, portanto, de contabilidade seja, talvez, tão antiga quanto a origem, do homo sapiens. Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente há 4000 a.C. Entretanto, antes disto, o homem primitivo,ao inventar o numero de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estavam praticando uma forma rudimentar de contabilidade. Na invenção da escrita, a representação dos números normalmente tem sido uma precedência histórica. Logo, é possível localizar os primeiros exemplos complexos de contabilidade, seguramente no quarto milênioantes de Cristo, entre a civilização sumério – babilonense. Mais é possível que algumas formas rudimentares de contagem de bens tenham sido realizadas bem antes disto, talvez por volta do sexto milênio antes de Cristo. É claro que a contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda. Na época da troca pura e simples de mercadorias, os negociantes anotavam as obrigações, osdireitos e os bens perante terceiros, porém, obviamente, trata-se de um mero elenco de inventário físico, sem avaliação monetária.
Bibliografia: Teoria da Contabilidade/3ª Edição Editora Atlas Autor: Sérgio de Iudícibus
4.1.2 Os primeiros sinais de que existia contabilidade na antiguidade
Relatos de indícios mais antigos sobre a contabilidade vieram através de contas primitivas usadas paraidentificar os objetos (geralmente por figuras) e quantidade desses mesmos objetos (geralmente por riscos ou sulcos) como meios patrimoniais.
Em pinturas líticas, em gravações em ossos de rena, foram encontrados muitos registros que identificam o elemento patrimonial (geralmente animais), constituindo-se algumas de desenhos e de traços identificadores de quantidades e outras apenas de sulcos outraços, sem a identificação do objeto.
Antes, pois, que o homem soubesse escrever e calcular já estas manifestações ocorria. Algumas têm sido confundidas com manifestações artísticas, embora para historiadores famosos e arqueólogos consagrados, não tenham deixado duvidas quanto a sua natureza contábil.
Calcula-se, pois, que uma História da Contabilidade deve iniciar-se a partir de cerca de 20.000anos atrás ou até mais, nas eras Pré-líticas. O mais antigo documento dessa época que se conhece, foi encontrado na gruta de D’Aurignac, no departamento de Haute Garone, na França; é uma lâmina de osso de rena, contendo sulcos que indicam quantidades.
Bibliografia: História Geral e das Doutrinas da Contabilidade / Editora Atlas / Autor Antonio Lopes de Sá

4.1.3 A evolução da contabilidadeContas Primitivas:
Relatos de indícios mais antigos sobre a contabilidade vieram através de contas primitivas usadas para identificar os objetos (geralmente por figuras) e quantidade desses mesmos objetos (geralmente por riscos ou sulcos) como meios patrimoniais.
Em pinturas líticas, em gravações em ossos de rena, foram encontrados muitos registros que identificam o elemento patrimonial(geralmente animais), constituindo-se algumas de desenhos e de traços identificadores de quantidades e outras apenas de sulcos ou traços, sem a identificação do objeto.
Calcula-se, pois, que uma História da Contabilidade deve iniciar-se a partir de cerca de 20.000 anos atrás ou até mais, nas eras Pré-líticas. O mais antigo documento dessa época que se conhece, foi encontrado na gruta deD’Aurignac, no departamento de Haute Garone, na França; é uma lâmina de osso de rena, contendo sulcos que indicam quantidades.

A era Neolítica e seus progressos:
Da era Neolítica, mais recente, também muito material foi colhido e estudado, mostrando como aos poucos o ser humano levou as inscrições para o campo de uma pré-racionalização, disciplinando os registros e até já os identificando com os...
tracking img