Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Engenharia Mecânica 1ºA
Disciplina: Administração


f
f
f
f
f

Perguntas

1) Caracterize e critique a abordagem clássica ao desenho de cargos.

R: É a abordagem fundamentada no trabalho pioneiro de Taylor e dos engenheiros da administração cientifica.Constitui a primeira tentativa sistemática de definir os princípios capazes deorientar a colocação ótima do individuo no cargo e sua execução eficiente.A Administração Cientifica procurava:

1. Encontrar a Melhor forma de as pessoas se moverem, localizarem e executarem a tarefa.
2. Segmentar e fragmentar os cargos em tarefas repetitivas e facilmente aprendidas por treinamento.
3. Dispor de instrumentos e equipamentos de modo a minimizar o esforço e eliminar aperda de tempo.
4. Construir o ambiente local de trabalho a fim de que o ruído, a ventilação e a iluminação não reduzam a eficiência do trabalhador.
5. Eliminar todos os meios que produzam a fadiga e não relacionados com a tarefa executada.

Um dos principais erros foi que o funcionário passou a ser confinado em um Cargo isolado ,limitando o funcionário apenas a utilizar sua aptidõesmanuais ou musculares,o operário era submetido a uma forte dependência e submissão ao seu superior e deixa de ter controle e mesmo conhecimento sobre qualquer decisão importante para o seu interesse pessoal.

2) Caracterize e critique a abordagem humanística ao desenho de cargos.

R: Apresenta implicações humanas e tende a focalizar mais o contexto que envolve externamente o cargo e ascondições sob as quais é desempenhado, deixando para plano secundário o conteúdo do cargo ou os métodos para sua execução. O ocupante do cargo recebe atenção especial do modelo humanístico. Não é tratado como máquina ou robô, como no desenho clássico, mas como membro de um grupo social. O desenho humanístico acena com maior interação entre pessoas e seus superiores, bem como com maior participação emdecisões relacionadas com a execução das tarefas e como forma de satisfazer as necessidades individuais e aumentar a moral do pessoal.
A principal crítica a abordagem humanística é que ela tratou da periferia, mas não tocou no núcleo e na essência do trabalho em si. Mexeu nas bordas e nas laterais, mas omitiu o essencial, a maneira como as pessoas trabalham.

3) Caracterize e critique aabordagem contingencial ao desenho de cargos.

R: Esta abordagem parte da premissa de que o desenho de cargos deve ter um enfoque sistêmico. Vimos um sistema é um conjunto de unidades ou partes com relações entre elas, formando um todo complexo. O enfoque sistêmico enfatiza as relações entre as partes do sistema e como essas relações afetam o desempenho do todo, trata se de prestar a máxima eficáciaao sistema inteiro, e não a eficácia de cada uma das partes isoladamente além de assegurar a independência das partes de sistema.



4) Comente a respeito da especialização da definição e do enriquecimento de cargos, suas características e conseqüências.

R: A especialização relaciona-se ao grau de conhecimento e habilitação requerida pelo cargo. Geralmente, o grau deespecialização do ocupante do cargo depende da tecnologia utilizada ou da administração.
Definição: Os cargos costumam ser definidos pela descrição que constitui em um detalhamento das atribuições ou tarefas do cargo, dos métodos empregados para a execução dessas atribuições ou tarefas e os objetivos do cargo.
Enriquecimento do Cargo: Consiste em elevar deliberadamente a responsabilidade, os objetivos e osdesafios das tarefas do cargo, de forma a trazer maior significado ao trabalho, inovações, além de oferecer oportunidades de satisfação das necessidades humanas mais elevadas.


5) Faça um crítica comparativa entre a Teoria X e a Teoria Y como dois estilos de Direção nas empresas.
R: A teoria x representa o estilo de direção definido pela Administração Cientifica de Taylor,...
tracking img