Henrique viii, o primeiro anglicano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Henrique VIII, durante a primeira metade de seu reinado, desfrutou de uma imagem de príncipe católico, respeitador dos papas. O principal ministro de Henrique VIII, o cardeal Thomas Wolsey, atéambicionou tornar-se papa. Em outubro de 1518, foi assinado em Londres um tratado que estipulava os fundamentos de uma "República Cristã", dirigida contra os turcos.

Três anos mais tarde, Henrique VIIIa favor do papa contra Lutero, defendendo os "sete sacramentos" do catolicismo. O rei defendia a beleza do sacramento do matrimônio, sempre condenando a "vergonha da luxúria", que devia dar lugar aomais puro amor conjugal, destinado à reprodução. A situação é contraditória quando se conhece a continuação dessa história, já que Henrique VIII se casou seis vezes, e duas de suas esposas acabaramdecapitadas. Mas, na época, o papa estava encantado e deu-lhe o título de "Defensor da Fé", do qual ele faria péssimo uso.
Henrique VIII casou-se pela primeira vez, no mesmo ano em que chegou ao poder,com Catarina de Aragão. Ela era ex-mulher do irmão mais velho de Henrique, o príncipe Artur, morto muito jovem para ter se relacionado sexualmente com sua esposa. De 1509 a 1526-1527, isso nãoconstituiu nenhum problema insuperável ao casal. Mas as coisas se precipitaram quando Henrique VIII, desolado por não ter herdeiro do sexo masculino fruto de sua união, convenceu-se de que infringira a leidivina. O rei acreditava que Deus tinha castigado ele por ter casado com a esposa do irmão.
Ele queria a anulação do seu casamento com Catarina de Aragão para se juntar com Ana Bolena mas o papanegou a anulação. Henrique enfrentou o Papa se casando com Ana Bolena que engravidou de uma menina, a futura rainha Elisabete
Apesar dos conflitos a igreja permitiu a anulação do casamento de HenrriqueVIII com Catarina de Aragão mas ele já havia se casado com Ana Bolena.
Henrrique VIII não queria pagar os impostos que a igreja de Roma cobrava sendo assim resolveu se intitular chefe da igreja da...
tracking img