A produtividade dos trabalhadores ao redor do planeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A produtividade dos trabalhadores ao redor do planeta

Objetivo:

Relatar como o trabalhador pode ter sua produtividade influenciada tanto positivamente quanto negativamente no âmbito de seu trabalho.

As organizações privadas querem aumentar ao máximo sua lucratividade e em consequencia o comportamento organizacional foca nos aumentos dos ganhos empresariais.
Sendo assim os comportamentose rendimentos individuais ou coletivos dos trabalhadores tem grande contribuição na satisfação dos mesmos em relação ao seu emprego, aumentando seu desempenho dentro da organização.
E com isso são os donos das empresas que acabam ficando cada vez mais ricos, baseado nos estudos do comportamento organizacional.
Entende-se que a produtividade dos trabalhadores tem grande importância tanto quegestores que em diferentes países, tomam decisões para aumentarem cada vez mais os resultados gerados por seus subordinados, tendo assim que investir nessa área.
A Organização Internacional do Trabalho cada 2 anos, faz um extenso estudo para saber os resultados de cada trabalhador por hora trabalhada e em diversos países.
Tendo o trabalhador norte-americano como base , a pesquisa informou que aprodutividade brasileira caiu 23% em relação ao norte-americano em 1.998 para 20% em 2008.
Nesse mesmo período a produtividade chinesa aumentou 7% para 16% e a sul-coreana de 51% teve um aumento para 61% .
Porém isso não quer dizer que o desempenho do trabalhador brasileiro tenha tido uma queda tão grande, apenas o crescimento comparado ao norte-americano tenha sido menor.
Entende-se que orelatório da pesquisa estão ligados aos investimentos em tecnologia e capital humano.
O comportamento organizacional pode melhorar o comportamento e a motivação dos trabalhadores no Brasil sem ter que aumentar as remunerações e demais despesas nas organizações.
Parte importante na produtividade do trabalhador diz respeito a qualidade de vida no próprio trabalho.
Na década de 60 iniciativas foramtomadas por parte de cientistas-sociais, líderes sindicais, empresários e governantes, a fim de minimizar os efeitos negativos do emprego na saúde e bem-estar geral dos trabalhadores.
De acordo com Rodrigues (1994 , p. 76), “ a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência com outros títulos e outros contextos, mas sempre voltado para facilitar outrazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa.”
A qualidade de vida no trabalho está ligada à motivação dos funcionários , para isso é necessário criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem coma a gerência, com elas mesmas e entre seus colegas de trabalho, e estar satisfeitos com sua necessidade, ao mesmo tempo em que cooperam com o grupo focando na produtividadede organização.
Segundo Davis e Newstron ( 1991, pg 47), “ embora não haja resposta simples para a questão da motivação no trabalho, um importante ponto de partida reside na compreensão das necessidades do empregado.”
Dizer às pessoas que se espera que elas façam o melhor significa que estas são consideradas capazes de alcançar altos padrões sobre os quais concordam.
“ O resultado de umsistema eficaz de comportamento organizacional é a motivação que quando combinada com as habilidades e capacidades do empregado resulta na produtividade humana.”
Os funcionários precisam saber oque o administrador espera que eles produzam e de que maneira.
E este mesmo administrador precisa saber o que os funcionários esperam que se faça para tornar possível esse trabalho.
O trabalhador precisa terum papel importante na organização, assim ele se sente importante na organização, assim ele se sente importante naquilo que faz, que seu trabalho na organização onde ele trabalha, sentindo-se importante naquilo que faz, tendo reconhecimento por parte do administrador e consequentemente tendo motivação no trabalho.
Segundo Weiss, (1991, p. 32), “As pessoas trabalham por recompensas. Essas não...
tracking img