Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –
POLO TENIR

VALCILENE MARQUES LONTRA RA: 400607
MARCIO DALAS CINTRA RA: 394101
GRACIELLE APARECIDA DE FREITAS RA: 394116
ELIZÉIA ARANDA GONÇALVES RA: 396810
LENIRA DA COSTA SOARES RA: 390807
LAYCILLIA RODRIGUÊS SAMANIEGO RA: 390806

ATIVIDADES PRÁTICASSUPERVISIONADAS
FILOSOFIA

CORUMBÁ – MS
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –
POLO TENIR


ATPS FILOSOFIA

CURSO: PEDAGOGIA SEMESTRE:
TUTOR PRESENCIAL: JANE CONTU
PROF. EAD: POTIGUARA ACACIO PEREIRA
ALUNOS: VALCILENE MARQUES LONTRA RA: 400607
MARCIO DALAS CINTRA RA: 394101GRACIELLE APARECIDA DE FREITAS RA: 394116

ELIZÉIA ARANDA GONÇALVES RA: 396810
LENIRA DA COSTA SOARES RA: 390807
LAYCILLIA RODRIGUÊS SAMANIEGO RA: 390806

CORUMBÁ – MS
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04
2. DESENVOLVIMENTO 05
3. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA06

INTRODUÇÃO
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentosempíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.
Dentro desse contexto que vamos avaliar alguns estudos, entrevistas e reportagens que servem para aprofundar nos estudos relacionados a sociedade e ensino.

DESENVOLVIMENTO

“A Natureza da Filosofia e o seu Ensino”

Como um campoacadêmico, filosofia da educação é "o estudo filosófico da educação e seus problemas, seu tema central é educação, e seus métodos são os da filosofia. A filosofia da educação pode ser tanto a filosofia. do processo de educação ou a filosofia da disciplina de educação que é, pode ser parte da disciplina no sentido de se preocupar com os objetivos, as formas, métodos ou resultados do processo deeducar ou ser educado, ou pode ser, no sentido de se preocupar com os conceitos, objetivos e métodos da disciplina”. Como tal, é tanto parte do campo da educação e um campo de filosofia aplicada, desenho de campos de metafísica, epistemologia, axiologia e as abordagens filosóficas (especulativo, prescritiva e / ou analítica) para tratar de questões e sobre pedagogia, política educacional e currículo, bem como o processo de aprendizagem , para citar alguns. Por exemplo, ele pode estudar o que constitui criação e educação, os valores e normas revelaram através de práticas educativas e educacionais, os limites e legitimação da educação como uma disciplina acadêmica, bem como a relação entre teoria educacional e prática.
Podemos entender a educação como desenvolvimento geral do ser humano.Assim a palavra educação pode ser considerada, não só como algo externo que se acrescenta ao sujeito indivíduo, procurando dar-lhe condições para o cultivo de aspectos espirituais e realizações materiais. Educar, sentido amplo, é desenvolver e orientar aptidões.
O homem é o único animal que precisa se educado. Desde que nasce é submetido a um processo intensivo de aprendizagem. Esta aprendizagemnem sempre é percebida quando realizada. Cabe à filosofia da educação refletir de forma racional, critica e reflexiva seus pressupostos. Os pressupostos da aprendizagem é seu desígnio, isto é seu plano, seu projeto, aquilo que se pode esperar para vir a ser do educando.
Esse projeto é de construção. Como tal não pode prescindir dos aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais nos quais...
tracking img