Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TAYLOR E SUAS CONTRIBUÍÇÕES NA HISTÓRIA DA
ADMINISTRAÇÃO
Frederick W. Taylor, nascido nos Estados Unidos, homem comum, tornou-se a
personalidade que mais influenciou osestudos da administração, podendo ser
comparado com Thomas Edson e Henry Ford, por sua grande colaboração de progresso. Filho de família de princípios rígidos foi oprimeiro a estudar a racionalização e a eficiência no trabalho, por volta de 1903.
Na realidade essa racionalização nada mais é do que o redesenho de processos de trabalho visandoaumentar a produtividade, sendo esta a mais bem sucedida forma de se trabalhar até os dias atuais. Taylor começou seu trabalho em uma indústria como operário, para poderaprender e entender o funcionamento dos processos, e assim, propor inovações (STONER E FREEMAN, 1999).
Taylor acreditava e por isso propôs a criação de uma ciência daadministração. Para ele, é possível aplicar conhecimento ao trabalho. É possível otimizar a produção através de um único melhor modo de se produzir para se atingir a máximaeficiência.
Para isso, apenas o trabalho deveria ser estudado, o ser humano era desconsiderado em seus estudos. Seu foco sempre foi a tecnologia dos processos e não das pessoas.Seu estudo aconteceu em uma época bem propícia, pela abundante mão-de-obra desqualificada e barata, pela quase ausência de leis trabalhistas e sindicatos; pelo aparecimentode indústrias automobilísticas e crescimento das demais que gozavam de grande poder econômico. Tinha consigo a convicção de que com a participação de todos (empregado epatrão) no aumento da produtividade, todos sairiam ganhando. Sua principal fonte de inspiração era a máxima eficiência produtiva, visando à empresa e não ao trabalhador.
tracking img