Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Clássica da Administração
As razões que ocasionaram o surgimento da Teoria Clássica foram influenciadas pelas concepções antigas de organização (como a organização militar e eclesiástica)tradicionais, rígidas e hierarquizadas. Nesse aspecto não se desligou do passado. Embora tenha contribuído para tirar a organização industrial de confusão inicial que enfrentava em decorrência daRevolução Industrial.
Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas daorganização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássicaa impostação de abordagem anatômica e estrutural.
Teoria da Burocracia
 As origens da Teoria da Burocracia desenvolveu-se ao redor da década de 1940 em função dos seguintes aspectos: - Fragilidade eparcialidade da Teoria Clássica e das relações humanas; - Necessidade de um modelo de organização racional; - Crescente tamanho e complexidade das empresas; - Ressurgimento da Sociologia daBurocracia.
A burocracia tem como características: - Caráter legal das normas e regulamentos; - Caráter formal das comunicações; - Caráter racional e divisão do trabalho; - Impessoalidade nas relações; -Hierarquia da autoridade; - Rotinas e procedimentos padronizados; - Competência técnica e meritocracia; - Especialização da Administração; - Profissionalização dos participantes; - Previsibilidade docomportamento.

Teoria Estruturalista
A Teoria Estruturalista surgiu como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela TeoriaClássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações,...
tracking img