Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir visa demonstrar os principais parâmetros de um projeto de Radio enlace entre os edifícios Faria Lima Premium e edifício Martinelli.
O enlace visa obstáculos físicos e naturais para que a potência da recepção de ambas as direções do rádio seja maior que a sensibilidade e a potência de ruído.
Demonstraremos o material utilizado para realização da interligação, oscálculos, tipo de transmissão de dado e os protocolos utilizados.

Rádio Enlace
O que é radio enlace?
Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço.
Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distânciaentre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante.
Sua Historia
O conceito de rádio enlace foi introduzido após as primeiras experiências de Marconi no final do século XIX utilizando as ondas curtas. Mas somente a partirda segunda guerra mundial é que foram desenvolvidos estudos no envio de sinais à longa distância utilizando as freqüências em VHF, UHF e SHF.
No Brasil, o primeiro enlace analógico de telefonia fixa foi implantado em 1957 entre São Paulo e o Rio de Janeiro, derivando para Campinas. Em seguida, vieram os primeiros enlaces analógicos de alta capacidade, implantados pela Embratel 7epelo Grupo Telebrás a partir da metade do ano de 1965, com o objetivo de instalar e explorar os grandes troncos nacionais de microondas, integrantes do Sistema Nacional de Telecomunicações e suas conexões com o exterior utilizando, para tal, as faixas de freqüência de 4, 6, 8 e 11GHz, com capacidade de 1800 canais em sua maioria. Em 1969 foi inaugurado o tronco Sul de Microondas daEmbratel, interligando as cidades de São Paulo e Porto Alegre, passando por Curitiba. Em 1971 a mesma operadora completa a primeira malha de rotas de microondas, interligando todos os estados e territórios federais ao Distrito Federal, deixando felizes os usuários de ligações interurbanas que ficavam esperando de 6 a 8 horas para completar ligações interurbanasnaquela época.
Os primeiros Rádios Digitais ponto-a-ponto instalados no Brasil começaram a operar no final da década de 1970 pelas empresas do Grupo Telebrás, utilizando a tecnologia PDH de baixa e média capacidade - até 34Mbps, na faixa de 8,5GHz; posteriormente utilizaram os rádios de 2GHz, para a capacidade de 34Mbps também.
No final da década de 80 e início da décadade 1990, foi utilizada a faixa acima dos
10GHz, iniciando por 15 e 18GHz e depois estendendo para a faixa de 23 e 38GHz,
especialmente para enlaces curtos, com baixa e média capacidade nas regiões
metropolitanas. Também na segunda metade dos anos 90, foram implantados os rádios
PDH de capacidade de 140Mbps na faixa de 5GHz.
No início dos anos 90, os primeiros rádios SDHforam implantados pela Embratel, a fim de substituir gradualmente os rádios analógicos e os digitais em PDH, utilizando a faixa de 5GHz em regime de compartilhamento com o PDH de alta capacidade – 140Mbps. Posteriormente foram regulamentadas as faixas de 4; 6; 7,5; 8 e 11GHz para a utilização em troncos de média e longa distância pelas operadoras. As faixas de 18 e 38GHz foramhomologadas para a utilização em enlaces de curta distância.
Conceito de Rádio Enlace
Para acontecer uma comunicação básica entre dois pontos devem-se ter obrigatoriamente três componentes:
• Transmissor
• Receptor
• Meio de transmissão da comunicação
Quando essa comunicação deve ser realizada em distâncias maiores que o alcance da voz humana, lançamos mão do conceito...
tracking img