Sistemas integrados de gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE)

CONCEITUAÇÃO
São assim denominados os sistemas de informações gerenciais que têm como objetivo fundamental a integração, consolidação e aglutinação de todas as informações necessárias para a gestão do sistema empresa. Os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial também têm sido denominados de ERP (Enterprise Resources Planning) - Planejamentode Recursos Empresariais.
Esses sistemas unem e integram todos os subsistemas componentes dos sistemas operacionais e dos sistemas de apoio à gestão, por meio de recursos da tecnologia de informação, de forma tal que todos os processos de negócios da empresa possam ser visualizados em termos de um fluxo dinâmico de informações que perpassam todos os departamentos e funções.
Permitem, com isso,uma visão horizontal e de processo, em oposição à visão tradicional verticalizada da hierarquia funcional das empresas. O sistema de informação contábil deverá estar completamente integrado ao sistema de gestão empresarial.

FATORES QUE CONDUZEM AO SIGE
Fundamentalmente, foram as grandes corporações mundiais que sempre desejaram uma arquitetura totalmente integrada e padronizada. Assim, podemoselencar os três fatores principais que têm levado as empresas a adotar esta solução:

a) movimento da integração mundial das empresas transnacionais, exigindo tratamento único e em tempo real das informações;
b) a tendência de substituição de estruturas funcionais por estruturas ancoradas em processos;
c) a integração, viabilizada por avanços na tecnologia de informação, dos vários sistemas deinformação em um sistema único.

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E SIGE
Fundamentalmente, a diferença entre os sistemas integrados de gestão empresarial e os sistemas de informação elaborados por meio da arquitetura tradicional está na concepção do que seja integração e, principalmente, no componente tecnologia.
As necessidades informacionais dos gestores sempre existiram, mas, na realidade, suatransformação em sistemas de informação com adequada relação custo/benefício esbarravam no componente tecnologia.
Os enormes avanços tecnológicos na área de informação, em nível de hardware, software, telecomunicações, multimídia etc, permitiram que as empresas fornecedoras de sistemas de informações gerenciais desenhassem sistemas com grau de integração muito forte e traduzissem em sistemas deinformação o fluxo dos processos de negócios das empresas.

POR QUE INTEGRAR?
A tecnologia disponível permitiu também a realização de uma concepção de integração sistêmica e funcional muito avançada e praticamente em linha com o processo físico-operacional da empresa.
A integração mais comum existente entre os diversos subsistemas de informação é a integração via interface. Todos os subsistemasinformacionais são conectados tradicionalmente uns aos outros por meio de programas-ponte, denominados de interfaces.
Uma interface é uma maneira padronizada de comunicação entre dois programas. Permite que um programa faça uma pergunta a outro programa de forma padronizada e o segundo, também de forma padronizada, responda a pergunta estabelecendo a comunicação. Às interfaces também é dado o nomede protocolo de comunicação. Assim como na vida real e no dicionário, o protocolo estabelece um conjunto de normas. Nesse caso, de comunicação.
Protocolo - noun masculine protocolo [prɔtɔ'kɔlu] - 1 conjunto de normas nas cerimónias oficiais ‘respeitar o protocolo’ - 2 conjunto de decisões de uma assembléia ‘assinar um protocolo de acordo’
As interfaces tradicionais partem da identificação dasinformações que um subsistema necessita de outro subsistema e, por meio de um programa, carregam automaticamente as informações desejadas para o sistema subseqüente. Isso evita a redundância de dados, e portanto, causa a integração.
A redundância de dados não é desejada e para tanto são gastas horas no projeto de banco de dados. Tudo isso para que a atualização desses dados sejam feitos em apenas...
tracking img