Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
3º PERÍODO


ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS– ATPS

PROFESSOR EAD: ROZANA CARVALHO PEREIRA
PROF. TUTOR PRESENCIAL: MATEUS GUIMARÃES
PROF. TUTOR A DISTÂNICA: LEONARDO TAKAMASA OTSUKA
BELO HORIZONTE MG
UNIDADE 1
2012
















SUMÁRIO

Etapa 1.3
Etapa 2. 7
Etapa 3. 9
Etapa 4. 11







































ETAPA 1.

Passo 1.

Elaborar, em grupo, um relatório que apresente:
a) As definições (o que é) e os tipos de Planejamento.
Sugestão de leitura(capítulos 7, 8 e 9):
• CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2007.
b) Fazer uma pesquisa comparativa destas definições, confrontando com o que apresenta outras duas fontes bibliográficas de Administração, disponíveis na biblioteca de sua unidade.
Introdução

Falar de planejamento é falar de algo bastante abrangente, que deve envolvertoda a organização. Devido a esta abrangência, o planejamento pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com sua utilidade. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado.

Nível Estratégico

Em primeiro lugar, existem os planos Estratégicos, envolvem a visão global de toda a empresa, possui um conteúdogenérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.

Os planos estratégicos dizem respeito à adaptação da empresa às mudanças que ocorrem no ambiente, muito mais sujeito às incertezas, o que levaas decisões a serem baseadas em julgamentos e não em dados concretos. A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, independentemente de quão autônomas elas sejam. No geral, o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Porque a empresa existe, o que ela faz e como faz. Levam em consideração as competênciasorganizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. O processo de concepção do plano Estratégico dá origem ou valida à missão, a visão, os valores, as crenças e princípios da organização.





Nível Tático

Em seguida, vêm os planos Táticos, que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menosgenéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.

Um plano Estratégico dá origem a vários planos Táticos. São planos mais especialistas, de acordo com asfunções desempenhadas pela divisão ou departamento. Alguns exemplos de planos Táticos são: Produção, Marketing, Pessoal, Financeiro ou Novos Produtos. Existe ainda uma subclassificação dos planos Táticos, chamada de Políticas. As políticas são como guias gerais de ação, reúnem orientações genéricas que levam as pessoas a tomar as melhores decisões, pois definem fronteiras e limites dentro dos quais aspessoas podem estabelecer cursos de ação. Assim, existem as políticas de recrutamento de pessoal, políticas de relacionamento com clientes, políticas de segurança, entre outras.

No caso das pequenas e médias empresas, não há necessidade de elaborar planos táticos, pois elas são necessárias como uma forma intermediária de traduzir os grandes planos estratégicos em ações do nível operacional...
tracking img