Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS – Tecnologias de Gestão – Etapa n° 3
Como definir e escolher o melhor sistema de informações gerenciais para uma empresa?

O planejamento dos sistemas de informação constitui-se em uma atividade da organização que irá definir o futuro que ela deseja para seus sistemas, bem como a maneira pela qual deverão ter o suporte das tecnologias da informação e o modo de estabelecê-lo. No período daconcepção dos sistemas de informações gerenciais, cabe aos administradores definir o tipo de decisão que devem tomar para que os sistemas não produzam informações irrelevantes. Deste modo a necessidade de: identificação dos objetivos, do processo de planejamento e das políticas existentes na organização; determinação das necessidades de informação para auxiliar a tomada de decisões; identificaçãodos responsáveis pela tomada de decisões e avaliação de seus padrões de reação e decisão; desenvolvimento de sistemas adequados às necessidades da informacionais da organização.
Entende-se que, para o desenvolvimento adequado de um sistema de informações gerenciais, deverá, inicialmente, ser efetuada a identificação das informações relevantes nas áreas que fornecem as informações. Depois dereunidas, deverão ser analisadas, para que possam ter valor agregado e, assim, converterem-se em informações gerenciais, com fins de apoio ao processo decisório.
Oliveira (2004) afirma que os sistemas de informações gerenciais devem ser
desenvolvidos por um grupo representativo da empresa, com a coordenação de seus principais executivos, possuidores de visão sistêmica. Conforme o autor, para que ossistemas de informações gerenciais tenham sucesso em sua implantação, faz-se necessário que o “empreendedor interno“ possua as seguintes características: elevada dose de energia e força pessoal e grau de autoconfiança; compromisso com a administração de projetos e objetivos de longo prazo, bem como elevada preocupação com o tempo alocado; busca de ajuda interna ou externa de especialidades de quenecessitam.

Que cuidados devem ser tomados?

Fase da Estruturação do SIG

O SIG tem por finalidade trabalhar com todos os departamentos da empresa, por isso sua estruturação muitas vezes é problemática, devido à resistência às mudanças por parte dos usuários.
Os executivos devemproporcionar treinamento aos usuários para que estes possam otimizar todas as ferramentas que possuem. A estruturação do SIG deve estar condicionada a alguns fatores;
- simplicidade (ser bem definido). Um sistema simples é mais bem compreendido e mais seguido do que um sistema complexo;
- flexibilidade (não ser rígido). Deve conseguir absorver as mudanças de forma satisfatória;
- economicidade. Aquise deve analisar a relação custo versus benefício;
- confiabilidade. É a segurança de que o sistema transforma suas entradas em saídas de maneira adequada;
- aceitabilidade; A não-aceitação pode provocar modificações por quem está usando o SIG, bem como ineficiência no seu uso (e, portanto, falhará) e;
- produtividade; Nesse ponto, deve-se analisar a relação entre os resultados apresentadospelo sistema e os recursos alocados para o seu desenvolvimento.
▪ utilidade: para que as informações disponibilizadas possam satisfazer as necessidades dos usuários;
▪ funcionalidade: para que possam atender com praticidade e eficácia;
▪ acesso: permitir acesso rápido e tempestivo a seus usuários.
▪ Para que um sistema de informações gerenciais possa atender, com efetividade, ao
processodecisório de uma organização, faz-se necessária a integração conceitual e
informativa entre os subsistemas e os sistemas que o alimentam. Em determinadas
organizações, tais sistemas são integrados através de um banco de dados comum, facilitando o fluxo dos dados e das informações.
▪ alteração freqüente de prioridade, tendo como conseqüência deixar trabalhos inacabados e soluções incompletas, além...
tracking img