Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS-1

INTRODUÇÃO

Será relatado no trabalho o quanto que a contabilidade já era muito utilizada pelos povos antigos e como ela surgiu graças a necessidade do homem em acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio.

ORIGEM DA CONTABILIDADE

A contabilidade é tão antiga quanto ao homem que pensa. Porque se quisermos ser pessimistas, é tão antigo quanto o homem que conta e que écapaz de simbolizar objetos do mundo por meio do escrito que nas línguas primitivas tornaria em muitos casos de ficção pictórica.

É também tão antiga quanto a origem do Homo Sapiens que de acordo com alguns historiadores vem desde 2.000 anos A.C.

No entanto os homens daquela época já faziam contabilidade contando e separando suas armas de caça e pesca e seus rebanhos, na Mesopotâmia foramencontrados o primeiro registro patrimonial.

Logo após vários séculos os Árabes trouxeram obras de contabilidade que muito influenciaram no comercio na velha Europa, comercio que crescerão nas cidades da Itália, Veneza e etc.

CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE

Tudo começou a surgir a partir do momento em que houve um certo interesse do homem em saber como aumentar seus lucros e como saber se suaprodutividade estaria rendendo lucro ou trazendo prejuízos.

A partir de então, no inicio da civilização começa o estudo da contabilidade.

Pesquisando em vários livros como o PLT 146 de José Carlos Marian, explica que um certo homem chamado Floreto tinha criação de ovelhas e queria saber como ele poderia estar calculando seus lucros e seus prejuízos.

Então, havendo um pequeno monte depedrinhas ao seu lado, o homem separava uma pedrinha para cada cabeça de ovelha, executando assim a contabilidade que é chamada hoje de inventário.

Quando passava o inverno, a superfície da montanha voltava a ficar verde, e ele ia protegendo-o contra os predadores, passado algum tempo suas ovelha começaram a produzir, então podemos perceber que o nascimento é maior que a mortalidade e o descorte.Também começou a gerar lucros, pois era comercializado.

Quando a neve caia, um conjunto de pedrinhas era separado da seguinte forma: uma pedrinha por cabeça de ovelha.

A partir de então, feito a contagem das pedrinhas, foi constatado um acréscimo em seu rebanho, a partir daí deu-se a margem de lucro, que no caso foi positiva.

CONCLUSÃO

Foi apresentado o quanto que a contabilidade fazparte da evolução e do desenvolvimento
do próprio ser humano e da sociedade desde os povos mais antigos até a antiguidade.

Sendo assim sempre evoluindo e sabendo o quanto se esta perdendo e ganhando a cada nova contagem em seu Balanço Patrimonial.

BIBLIOGRAFIA

• HTTP://WWW6.WFGS.BR/TRIBUTARIO/PORTAARQIV/INTRODU%C7%C30CONTABILIDADE.PDF

ATPS- 2

INTRODUÇÃO

Será apresentado notrabalho o quanto os usuários são pessoas que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas.

O OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O grande objetivo da contabilidade é o de influenciar seus usuários em geral com o máximo possível de informação sobre o patrimônio de suas entidades e suas mutações.

Ela é um sistema de avaliação de informações que promoveusuários como demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação á entidade objeto de contabilização.

Das informações podemos destacar aquelas de natureza econômica financeira. As de natureza econômica destacam os fluxos de receitas e de despesas, que podem gerar lucros ou prejuízos, e são responsáveis pelas variações no patrimônio liquido. As denatureza financeira destacam os fluxos de caixa e de capital de giro.

Também tem como objetivo de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira.

USUÁRIOS DA CONTABILIDADE E SUAS NECESSIDADES

Os usuários da contabilidade tanto podem ser internos como...
tracking img