Economia plano cruzado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano Cruzado
Declínio e queda do Cruzado
Em 28 de fevereiro de 1986, o governo Brasileiro apresentou um plano heterodoxo de estabilização, chamado de “Plano Cruzado”, heterodoxo porque ele não seguia nenhuma teoria econômica, esse plano visava interromper de imediato uma inflação que parecia estar fugindo do controle, ele fracassou no final de 1986,quando a inflação ressurgiu,as contasexternas entraram em crise e o crescimento real decaiu. Qualquer que tenha sido o bem causado por ele, foi amplamente inutilizado pelo choque inflacionário de salários. Os fatos pioraram devido ao déficit do setor publico, a taxa cambial do cruzado era baixa no seu lançamento e então pela execução do plano os preços foram congelados, provocando instabilidade. O aumento dos preços, entretanto, foi aessência do erro.

Acontecimentos que conduziram o plano
A profunda recessão de 1981-84, resultante das políticas de ajuste aprovadas para confrontar a crise da dívida externa não exerceu nenhum impacto sobre a taxa de inflação, embora tenha revertido extraordinariamente a posição do balanço de pagamentos do país. Ela produziu elevados superávits comerciais originados de uma pronunciada queda dasimportações. As contribuições do crescimento das exportações aos superávits começaram somente em 1984, ano em que o país retomou o crescimento econômico.
A retomada do crescimento numa economia com indexação financeira abrangente, uma taxa cambial regulada por minidesvalorizações e uma indexação salarial resultante de uma militância trabalhista ressurge um período de indexação salarial de 80% em1985 fortaleceu a “intratabilidade” da inflação. No final de 1985, uma seca provocou uma disparada nos preços dos produtos agrícolas. No inicio do ano seguinte, a medida que o choque sustentava sistema de indexação a taxa de inflação parecia subir a níveis sem precedentes. Os assessores econômicos do presidente Sarney, argumentando que essa inflação não poderia ser controladas por meios deprogramas de estabilização tradicionais ortodoxos(que seguem uma teoria básica da economia) convenceram-no a tentar um choque “heterodoxo” que foi congelar os preços e os salários.

OBS:Pesquisei pra você.
A História do Plano Cruzado
Tancredo Neves foi eleito Presidente por eleição indireta, e sua vitória foi recebida com muito entusiasmo e esperança pela maioria dos brasileiros. Ele era um políticomoderado, porem um adversário declarado do regime autoritário até então. Não assumiu a presidência porque na véspera da sua posse é internado no Hospital de Base, em Brasília, com fortes dores abdominais.

O vice José Sarney havia rompido com a Arena há pouco tempo e o povo tinha receio que o regime autoritário continuasse disfarçado. No dia 15 de março de 1985 ele assume interinamente no lugardo Tancredo, que sofreu sete cirurgias e veio a falecer em 21 de Abril de 1985, aos 75 anos de idade, com infecção generalizada. No dia seguinte a 22 de Abril Jose Sarney foi investido oficialmente no cargo até 1990, um ano a mais que o previsto na carta-compromisso da Aliança Democrática, responsável pela sua chegada ao poder. Manteve o Serviço Nacional de Informações (SNI), considerando-oadaptável a outro contesto, causando-lhe algum desgaste político. Porem seu governo foi marcado por um clima de liberdades democráticas.

A política econômica do governo anterior, com descontrole econômico, inflação fora de controle e um grande déficit publico, todos esses problemas deram continuidade no inicio do governo Sarney, chegando a 225,16% no primeiro ano de seu governo, com isso o novogoverno sofreu um grande desgaste político. No dia 1º de março de 1986 foi instituído o "Plano Cruzado". Essa reforma monetária cortou três zeros, e o "Cruzeiro" foi substituído pelo "Cruzado", seguido de um congelamento de preços, tudo isso sob o comando do ministro da Fazenda, Dílson Funaro. Essa reforma monetária tinha como objetivo reequilibrar a economia e resgatar o prestigio do governo que já...
tracking img