Atps o uso das tecnologias na educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O uso das tecnologias na Educação
Dê início a tudo o que você puder fazer,
Ou a tudo o que você julgar que pode fazer.
A audácia traz em si o talento, o poder e a magia.
Goethe

A expressão “Tecnologia na Educação” abrange a Informática na Educação mas não se restringe a ela. Inclui, também, o uso da televisão, do vídeo, e do rádio (e, por que não, do cinema) na promoção da educação. Entreas tecnologias que o ser humano inventou estão algumas que afetaram profundamente a educação: a fala baseada em conceitos, a escrita alfabética, a imprensa (primeiramente de tipo móvel), e, sem dúvida alguma, o conjunto de tecnologias eletroeletrônicas que a partir do século passado começaram a afetar nossa vida de forma quase revolucionária: telégrafo, telefone, fotografia, cinema, rádio,televisão, vídeo, computador – hoje todas elas digitalizadas e integradas no computador.
Obter qualquer tipo de informação a qualquer hora e com a qualidade de que precisamos através da Internet, criar robôs que vão ao fundo do mar, constroem carros, limpam piscinas, jogam futebol, dançam e poderão até ir à guerra ao lado dos humanos. É compreensível, diante do impacto que essas novas tecnologias têmexercido sobre nossas vidas, que pensemos quase que exclusivamente nelas quando falamos em “tecnologia da educação”. No entanto, não podemos nos esquecer de que a educação continua a ser feita predominantemente pela fala e pela escrita (especialmente, neste caso, pelo texto impresso), e que a fala, a escrita e o texto impresso são, e vão sempre continuar a ser, tecnologias fundamentais para aeducação. Sobre os recursos tecnológicos utilizados na educação, consideraremos as invenções tecnológicas, as mudanças na realidade educacional, os fatores que interferiram e interferem nessas mudanças.
Hoje se vive a efetivação de uma nova ordem mundial. No campo do trabalho, assim como no campo da educação, há uma mudança axiológica. No entanto, a vasta gama de possibilidades de comunicação, oferecidapela internet, por exemplo, representa uma consequência desses novos valores. Cumprem, também, a tarefa de veiculá-los e formar opiniões, dado ao fato de ser um espaço aberto com alcance em massa. Nesse sentido, pode-se afirmar que os recursos tecnológicos são hoje muito importantes para a ideologia dominante, pois constituem um instrumento essencial à organização do trabalho, logo a educaçãoprecisa considerar sua existência e sua utilização como algo bastante necessário. No entanto, eles não se inserem nesse mercado sem explicações. O fato é que suas potencialidades são essenciais para garantir a qualidade da produção e, muitas vezes, um lucro maior dado a forma como se estabelece uma nova relação entre o trabalhador e sua produtividade.
Hoje, como reflexo de uma política mundial, osparadigmas educacionais que orientam o discurso pedagógico são novos e, em alguns momentos, os discursos conservadores e progressistas se convergem diante de alguns argumentos como os seguintes: concepção de avaliação, de currículo, de metodologias, do perfil do aluno a ser formado. O domínio das novas tecnologias se apresenta como um dos traços importantes do novo perfil do educando, assim como odesenvolvimento linguístico fato é que pode haver críticas ao desenvolvimento tecnológico, mas não se pode negar que ele pode contribuir para o desenvolvimento do ser humano se usado dentro de perspectivas educativas e construtivas. Esses são alguns reflexos do momento atual e suas mudanças frente à sociedade em geral.
Os recursos tecnológicos estão inseridos nesse contexto de mudanças deparadigmas. Reconhece-se que muito houve de evolução em termos tecnológicos. Nos anos 70, surgiram os microcomputadores com um potencial bem limitado de operação. No entanto, atualmente pode-se contar com diversas tecnologias de comunicação. Também a educação se desenvolveu significativamente em termos históricos, apresentando-se mais aberta para as mudanças de hábitos, valores, costumes e visão...
tracking img