Atps - teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNINIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓLO 4092 Caxias-MA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TEORIA DA CONTABILIDADE

RA – Nº - ALUNO
RA – Nº - ALUNO
RA – Nº - ALUNO
RA – Nº - ALUNO
RA – Nº - ALUNO

Tutor (a) à distância: (--------)

CAXIAS-MA
28/11/2012

UNINIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓLO (-------)

ATIVIDADE PRÁTICASUPERVISIONADA
TEORIA DA CONTABILIDADE

Trabalho de Pesquisa apresentado a disciplina de Teoria da Contabilidadedo curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera - Uniderp, como parte dos requisitos para a obtenção de nota.

CAXIAS-MA
28/11/2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO4
2. DESENVOLVIMENTO5
3. HISTORIA DA CONTABILIDADE5
3.1. Objetivo da Contabilidade6
3.2. Usuários da Contabilidade63.3. Características da Contabilidade6
3.4. Relatório da diretoria6
3.5. Notas Explicativas 7
3.6. Parecer de Auditoria7
3.7. Valor Adicionado7
4. PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE8
4.1. Princípio da Entidade8
4.2. Princípio da Continuidade8
4.3. Princípio da Oportunidade8
4.4. Princípio da Atualização Monetária9
4.5. Princípio da Competência9
4.6. Princípio da Prudência9
5. CONCEITOSBÁSICOS DA CONTABILIDADE12
5.1. Ativos, Formas de Avaliação do Ativo e Ativo Intangível12
5.2. Passivo, Patrimônio Líquido e Contas de Reservas12
5.3. Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos13
6. CONCLUSÃO14
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS15

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é um instrumento de grande importância, é uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativasaos atose fatos da Administração e da Economia ela é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, seguimento e da sua forma de tributação.

2. DESENVOLVIMENTO
3. HISTORIA DA CONTABILIDADE
Desde os tempos a cerca de 4000 a.c acredita-se que há indícios dos primeiro surgimento da contabilidade, nesse momento não estava surgindo uma ciência, ais sim uma válvula de escapepor meios rudimentares que os homens controlavam suas riquezas, usando os artifícios que estavam disponíveis na época, pois não existia a escrita e nem números para que fosse feito um controle melhor.
O homem motivado por uma ambição (instinto) começou a cuidar de seus bens (criações) a controlar a natalidade e as negociações (troca) dos seus animais, tentando organizar-se de sua maneira que paracada animal que nascia colocava uma nova pedra, não sabendo ele que estava dando os primeiros passos para os modelos contábeis dos dias atuais. Nesse período não existia a moeda (dinheiro) tudo era baseado na troca de produtos.
Acredita-se à medida que o tempo passa desde a idade media ate a idade moderna na época das primeiras civilizações, começa da os primeiros passos para evolução dacontabilidade, no século XIII o hebraico que era usado para contar e calcular mais com surgimento dos números indo-arábicosvieram para substituir o Greco romano o homem começou a se organizar de forma diferente, buscando o aperfeiçoamento no comercio e economia, dando inicio as primeiras noções contábeis. Juntamente com os percussores e responsáveis pela evolução da contabilidade como ciência social,Lucas Pacioli em 1494, que consolidou o método das partidas dobradas com termos de debito e crédito. Fabio Besta em 1891, com primeiro volume, começa a definir a contabilidade como ciência de controle econômico das entidades.
Aparte do século XV é que a contabilidade começa atingir o seu desenvolvimento, passando a ser chamada de lógica racional. E após este momento favorável para o avanço dasteorias e práticas contábeis, a escola norte-americana deixa a escola européia (Itália) em decadência, lança novos modelos contábeis, com proposta voltada para auditoria fiscal, começa fortalecer o campo contábil com professores exclusivos na área, valorizando o ensino aos alunos visando a transparência para os investidores e sociedades anônimas.
No mundo em 1960 principalmente na Europa a...
tracking img