O discurso da qualidade da nova retórica no campo educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GENTILI, Pablo A.A. O discurso da qualidade como nova retórica conservadora no campo educacional. In: GENTILI,Pablo A.A.; Tomaz Tadeu da (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação. 5ed. Riode Janeiro: Vozes Ltda, 1994, capítulo 4, p. 111-117.
Adailton Sena Castro1
Pablo Antônio Amadeo Gentili, licenciado em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA), fez doutoradoEducação por aquela universidade, investigador da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais. Com base em obras feitas pelo próprio autor, que o mesmo explora essa temática sobre, o discurso daqualidade como nova retórica conservadora no campo educacional, como: o Neoliberalismo e Educação; Desencanto e Utopia e seu vasto conhecimento do neoliberalismo que vem trazendo uma alternativa de poderextremamente vigorosa constituída por uma série de estratégias políticas, econômicas e jurídicas orientadas para encontrar uma saída dominante para a crise capitalista que se inicia ao final dos anos60 e que se manifestam claramente já nos anos 70 e que si repercute na educação.
O autor retrata no presente capítulo uma visão educacional norte-americana contemporânea, com o relato de John Kennethque afirma, “a nenhum latino-americano pode parecer estranha esta implacável e selvagem lógica social que configura o conhecido cenário de minorias ganhadoras e maiorias perdedoras”, com base nessaafirmação percebe-se uma ideologia capitalista de desigualdade social imposta naturalmente na sociedade que influencia em todos os campos sociais inclusive na educação que se trata de reproduzir egarantir a perpetuação de seu poder baseado na dualizarão e na miséria das maiorias. Gentili remete um olhar crítico com relação ao campo educacional da década de 80 que se discutia uma supostademocratização no intuito de impor uma hegemonia sobre a qualidade da educação assumindo um teor de produtividade no contexto mercantil de consequências antidemocráticas, possibilitando um campo educativo...
tracking img